Um homem de 54 anos flagrado amarrando um cachorro em um trator antes de matá-lo com golpes de barra de ferro, em uma fazenda em Nova Castilho, foi identificado e multado pela Polícia Ambiental, e ainda vai responder criminalmente pelo ato, gravado por câmeras de circuito de segurança de uma propriedade rural.
O caso aconteceu no dia 27 de setembro e o vídeo viralizou em aplicativos de mensagens de celular e redes sociais, deixando internautas indignados com o caso. O autor do crime é um sitiante e o caso foi denunciado por um familiar, ao ver as imagens pelo sistema de câmeras do sítio. Ele alegou que tomou a atitude porque o cão teria mordido um bezerro.
No vídeo é possível ver o autor levando o cachorro até o interior do barracão, com uma corda amarrada ao pescoço. Ele amarra o cão na pá carregadeira de um trator. Em seguida aparece com uma barra de ferro e passa a golpear a cabeça do animal. Na sequencia, ele surge com uma picape, onde leva o corpo do cachorro já sem vida.
Após os trâmites administrativos, a Polícia Ambiental lançou a multa contra o autor, no valor de R$ 6 mil. A sanção foi aplicada em razão das evidências em vídeo de que o animal, um cachorro, foi agredido até a morte após ser amarrado a um trator.
A investigação, motivada por diversas denúncias após a circulação do vídeo entre moradores de General Salgado, confirmou a infração ambiental. Além da multa administrativa, o infrator responderá criminalmente pelo ato.