Duas exibições do filme “Fogo no Canavial”, dirigido e produzido em Araçatuba, estão programadas para esta semana na cidade. Ambas são voltadas exclusivamente a professores e têm o objetivo de levar arte produzida no município aos educadores e formadores da nova geração.
As mostras ocorrerão nesta terça-feira (5), da 8h as 10h, para professores municipais da educação especial, no Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste). Já na quinta-feira (7), das 8h30 às 10h, a apresentação ocorrerá para professores municipais de arte também no Siran.
Além disso, também a fim de formentar o diálogo entre arte e educação, uma exibição acontecerá na FAC-FEA- Faculdade de Psicologia seguida de conversa com a docente da matéria de Antropologia e Cultura Negra e Indígena, a professora Dra. Angela Liberatti, alunos e a diretora do filme Fernanda Machado, sobre questões antropológicas e indígenas presentes na obra, no dia 13 de novembro, das 8h às 19h.
Inclusão
Outra iniciativa de destaque é voltada à inclusão na prática, levando o filme com áudio transcrição, ao Instituto para Cegos Santa Luzia. A data da exibição ainda será definida.
Já para o dia 18 de novembro, das 8h às 13h, no Céu das Artes, está programada uma oficina para crianças, “Vamos fazer um Filminho”, com os diretores do filme Fernanda Machado, Samuel Lalucci e a preparadora de elenco Paula Liberati. Nessa atividade, os alunos frequentadores do Céu das Artes poderão entrar em contato com algumas etapas da produção de um filme, como roteiro, pensar luz e direção e também atuação. Podem participar estudantes de 10 a 12 anos. Para o dia 19 de novembro, está programada uma palestra com os indígenas Ricardo Godoi; indígena Terena, artesão, bacharel em museologia, licenciado em Artes Visuais, atual diretor do Museu Histórico Dr. Renato Cordeiro de Birigui; Presidente da “Assindar” (Associação Indigenista de Araçatuba e região) e Membro do grupo musical Cantos Nativo e Amarú; indígena equatoriano, artesão, membro do grupo musical Cantos Nativos, vice-presidente da “Assindar” (Associação Indigenista de Araçatuba e região), que falarão sobre a história indígena de Araçatuba antes da chegada da ferrovia na cidade. Esse evento é para crianças da rede municipal alunos da Emir Leonisia de Castro e escola José Machado Neto, mantendo viva a história da cidade.
Estreia do filme terá três sessões
A estreia do filme “Fogo no Canavial” aberta ao público e convidados, no dia 24 de novembro, no Teatro Castro Alves, terá três sessões, com apresentação de Paula Liberati.
Pensando na inclusão na prática, às 18h, as exibições começarão com uma sessão com áudio transcrição para deficientes visuais seguida de conversa com especialistas em inclusão de deficientes visuais na sociedade.
Já às 19h, sessão para público e convidados, seguida de conversa com diretores Fernanda Machado e Samuel Lalucci e o ator Mauro Só.
Às 20h, sessão extra devido sucesso.
Serviço
- Retire seu ingresso: https://youtu.be/JQEsPihAsDo?si=M3sL_sDSnRhA79hk
- Local: Teatro Castro Alves.
- Duração do filme: 20 min.
- Veja o trailer do filme em: https://youtu.be/JQEsPihAsDo?si=M3sL_sDSnRhA79hk