Já com se encontra à disposição do público com deficiência visual o livro “Experimentânea 15”, versão audiolivro. A obra, que reúne 26 autores de Araçatuba e região, pode ser acessada pelo Youtube através do endereço https://abrir.site/experimentanea . O acesso é gratuito e o conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais, como Facebook, X e Bluesky. O conteúdo também pode ser enviado aos amigos pelo WhatsApp e Telegram.
O https://abrir.site/experimentanea direciona a busca para o canal do “Experimentânea” no Youtube (identificado pela capa do livro) e o próximo passo é clicar em “Vídeos”. Os 200 textos autorais, mais o prefácio, foram gravados pela atriz Josy Martins e divididos em oito áudios, com duração média de 40 minutos cada um.
No início de cada áudio, é feita a apresentação da coletânea, de maneira que possam ser ouvidos separadamente. O público-alvo desfrutará de artigos, contos, crônicas, haicais, poemas e microcontos, de estilos e escolas literárias diversas.
No áudio 1, estão a apresentação da obra, o prefácio e os textos de Alice Silva a Almir Cavazzana; no áudio 2, estão os trabalhos de Antonio Luceni, Antônio Reis e Carmen Sílvia da Costa; no três, Caroline Franciele, Cássia Braga e Elaine Alencar; no quatro, Fernanda Gaiotto e Hosanah Spíndola; no cinco, Isabel Moura, João Luís dos Santos, José Valentim e Manuel Pina; no seis, Manuela Sant’Ana, Marcelo Teixeira e Maria Rosa; no sete, Marianice Paupitz, Marilurdes Campezi e Michele Souza e, fechando o audiolivro, P.A. Lopes, Paulo César Lourenço, Reynaldo Mauá Jr., Tito Damazo, Vera Occhiucci e Wanilda Borghi.
Além da pessoa com deficiência visual, um audiolivro é indicado a quem tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e àqueles que simplesmente desejam descansar os olhos evitando os eBooks ou livros físicos. O “Experimentânea 15” (audiolivro e impresso) tem o apoio da prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.