Encabeçada pelo advogado penapolense Renato Ribeiro de Almeida, a chapa 22 entra na disputa pela presidência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Seccional São Paulo, com representantes da diretoria exclusivamente do interior e litoral paulista.
A vice-presidente, Adriana de Morais é de Campinas; o secretário geral, Rodrigo Boldrini é de Indaiatuba; a secretária adjunta, Kherolay Oeloa Dias Fausto é de Ilha Comprida e a tesoureira, Ana Rita Pereira dos Santos é de Birigui. Ainda na chapa, o presidente da CAASP, Milton Dota Junior é de Bauru e o vice-presidente, Daniel Barile da Silveira é de Araçatuba.
Ao todo, seis chapas foram protocoladas para concorrer aos cargos diretivos em âmbito Seccional para o triênio 2025/2027. Clique aqui para ver todas as chapas concorrentes. A eleição da OAB acontece nesta quinta-feira (21), das 9h às 17h. Neste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB-SP), adota pela primeira vez o modelo de votação 100% online para a escolha de seus dirigentes em todo o estado. A eleição será realizada pelo site www.eleicoesoabsp2024.com.br, acessível de qualquer dispositivo com internet, como celulares e computadores.
Com mais de 380 mil advogados inscritos no estado, a inovação promete ampliar o acesso e a praticidade, permitindo que os profissionais participem do processo eleitoral remotamente, eliminando a necessidade de deslocamento até locais de votação, o que deve diminuir consideravelmente o número de abstenções.
O voto é obrigatório para todos os advogados, com exceção daqueles acima dos 70 anos, para quem a participação é facultativa. Aqueles que não votarem estarão sujeitos a uma multa. Para aqueles que não atualizaram seus dados de contato para votação online ou que apresentarem qualquer dificuldade no dia da eleição, a OAB-SP oferecerá apoio presencial nas subseções, facilitando a votação para todos que precisarem de assistência.
A expectativa é de que o novo formato online aumente a participação da advocacia e traga nova dinâmica ao processo eleitoral, garantindo que todos os advogados possam exercer seu direito ao voto com comodidade e segurança.
Sobre sua chapa, Renato Ribeiro ressalta a importância de advogados do interior de São Paulo. “É uma proposta que mostra uma interiorização do comando da OAB e que ressalta a importância de se levar a advocacia para as pessoas que realmente precisam. Muitas vezes, os gestores ficam muito concentrados em São Paulo e acabam focando somente numa questão elitista e se esquecem das demandas da advocacia na periferia, no litoral e no interior de São Paulo o que também é muito importante“, observa o advogado.