Francisca Marcela da Silva Ribeiro, de 33 anos, foi morta no último domingo (6) ao ser baleada por um policial militar de folga durante um assalto em um posto de gasolina na Zona Sul de São Paulo. O crime aconteceu quando ela e seu noivo, Wilker Michel, pararam no local para abastecer e calibrar os pneus da moto. O casal foi abordado por cerca de dez criminosos que roubaram o veículo e os pertences deles.
As câmeras de segurança do posto registraram o momento (veja mais abaixo) em que o PM Daniel Lins Ferreira interveio na ação, disparando contra as vítimas ao confundi-las com os assaltantes. Francisca foi atingida nas costas e não resistiu aos ferimentos. Ela estava com casamento marcado para o dia 26 de outubro.
Wilker Michel, noivo de Francisca, relatou que o policial atirou sem perceber que eles eram as vítimas do roubo. “Ele mirou em mim e deu um disparo que passou por cima da minha cabeça e dois tiros na direção dela. Depois, ele correu em direção à rua para continuar perseguindo os criminosos”, contou o motoboy em entrevista ao SP1, da TV Globo.
O policial afirmou, em depoimento, que achou que o posto estava sendo assaltado e, como todos estavam vestindo roupas pretas, não conseguiu identificar quem eram os criminosos e quem eram as vítimas. Segundo ele, a confusão aconteceu no calor da ação, já que o local estava cercado por motociclistas. Ele também afirmou ter ouvido alguém gritar “vítima” após os disparos.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso está sendo investigado pelo 26º Distrito Policial (DP) do Sacomã, onde as imagens da cena estão sendo analisadas para apurar a dinâmica dos fatos. Um Inquérito Policial Militar (IPM) também foi instaurado para investigar a conduta do PM. Durante a ação, dois dos assaltantes foram presos em flagrante.
Francisca Marcela foi velada na segunda-feira (7) em São Caetano do Sul e, posteriormente, seu corpo foi levado para Campo Maior, no Piauí, sua cidade natal. Ela será enterrada com o vestido que usaria no dia do casamento, uma decisão tomada pela família em homenagem à noiva.