Olhando para todos os dados e comportamentos dos usuários, podemos dizer que a última década na indústria de encontros online tem sido definitivamente a década do Tinder. Lançado para o público em geral em 2012, este aplicativo de encontros mudou o jogo. Ele substituiu outros sites de encontros que estavam desatualizados e eram entediantes de usar, transformando a busca por uma pessoa especial em um processo emocionante, adicionando elementos de gamificação e diversão.
Em pouco tempo, o Tinder se tornou um dos principais players da indústria de encontros no mundo. Já em 2014, o aplicativo funcionava em 24 países e trouxe aos seus proprietários um lucro enorme que, em 2015, após a introdução da assinatura Tinder Plus, cresceu ainda mais.
À primeira vista, pode parecer que o Tinder é o melhor aplicativo de encontros onde todos podem encontrar o amor da sua vida. Mas será que é realmente assim? Vamos tentar entender isso hoje.
Problemas do Tinder que os profissionais de marketing não mencionam
É impossível negar que usar o Tinder é conveniente. É fácil usá-lo em qualquer momento livre, possui um grande número de usuários ativos, muitos recursos úteis e funcionalidades adicionais. E, desde 2020, oferece até mesmo um bate-papo por vídeo integrado, graças ao qual os encontros e a comunicação atingem um novo nível.
No entanto, o aplicativo ainda tem muitas desvantagens:
- A qualidade e o conteúdo dos perfis de muitos usuários são de baixo nível, o que torna difícil perceber se a outra pessoa é realmente adequada para você.
- A funcionalidade do aplicativo para usuários que não têm uma conta premium é limitada e a assinatura premium é bastante cara.
- Apesar do sistema de moderação, ainda há muitos golpistas e fraudes no Tinder. Durante a pandemia de Covid-19, o número deles aumentou.
- Em algumas regiões, a seleção de usuários é muito limitada e a busca em outros locais requer acesso premium.
- A abordagem do Tinder relativamente a encontros é bastante superficial, sendo baseada apenas em fotos e descrições curtas de perfis. Com base nesses dados, é impossível avaliar objetivamente uma pessoa.
Mas o mais importante de perceber nesta questão é que o Tinder basicamente não tem realmente interesse em que você encontre rapidamente o amor da sua vida, porque isso significa que você irá deletar o aplicativo. É vantajoso para os proprietários dos serviços de relacionamentos online que você os utilize pelo maior tempo possível e pague pelo acesso premium mês após mês, na esperança de finalmente encontrar aquela pessoa especial.
Além disso, é preciso entender que os truques de marketing realmente funcionam. Milhares de pessoas ao redor do mundo estão gastando centenas de dólares pela ilusão de ter oportunidade de encontrar o amor. Mas, claro, no final, nem todos têm sucesso.
No entanto, não é totalmente correto dizer que a culpa pelo insucesso reside na política do próprio Tinder. Sejamos objetivos: muitas vezes, os próprios usuários são os culpados por não alcançarem o sucesso. Alguns abordam a busca por alguém especial de uma forma não abrangente e séria, outros têm expectativas e requisitos demasiado altos para um parceiro em potencial; outros nem sabem o que querem encontrar e o que procuram na outra pessoa ou em um relacionamento. Por isso, para facilitar sua experiência no Tinder, reunimos aqui algumas dicas que vão ajudar você a ser mais eficiente.
Dicas úteis para usar o Tinder e outros apps
Obviamente, as seguintes dicas são relevantes não apenas para o Tinder, mas para a maioria dos aplicativos de encontros modernos. Portanto, preste atenção a elas, mesmo que use outros serviços de encontros.
- Defina uma data para o encontro. Se você gostar de alguém, mas essa pessoa não demonstrar muito interesse em você e ignorar seus convites para se encontrarem em pessoa, é provável que isso não vá acontecer. É claro que você não deverá apressar as coisas e insistir em um encontro logo após conhecer a pessoa. Mas se a outra pessoa ignorar seus convites para se encontrarem durante um longo tempo, esse é um mau sinal. Provavelmente não vale a pena perder tempo com essa pessoa.
- Não comece uma conversa com generalidades. As frases mais comuns e gerais podem parecer adequadas à primeira vista para uma primeira conversa. Mas, na verdade, após tanto tempo, todas elas já se tornaram chatas. Se você começar uma conversa com “Oi, como vai?” ou “O que você está fazendo?”, será improvável que a outra pessoa tenha interesse em continuar a conversa. Tais perguntas e frases imediatamente levam as pessoas a trocar sempre as mesmas frases padrão, que no final não levarão a lugar nenhum. Tente começar estudando mais detalhadamente o perfil da outra pessoa, suas fotos, lista de interesses, etc. Use essas informações para colocar imediatamente a conversa na direção que certamente interessa à outra pessoa. Vocês podem discutir músicas favoritas, filmes, livros — tudo o que a pessoa gosta.
- Limite o seu tempo passado no Tinder. Há muitas pessoas que passam muitas horas por dia no Tinder. Elas transformam a busca por uma alma gêmea em uma rotina interminável e não esperam realmente nada dessa busca. Por inércia, elas deslizam as fotos, passam por perfis, trocam frases comuns… E assim por diante, até ao infinito. Aconselhamos a definir um limite diário de 20 a 40 minutos para passar no Tinder. Acredite, você não perderá nada, mas liberará muito tempo para outras coisas – seu hobby favorito, aprender algo novo, se comunicar com amigos e família. Não transforme sua busca por amor em um vício!
- Não escreva para pessoas com fotos estranhas e perfis vazios. Se uma pessoa no perfil não tiver praticamente nenhuma informação sobre ela mesma e se a foto de perfil gerar dúvidas em você, não faz sentido tentar conhecê-la. Acredite, se a outra pessoa não tem tempo nem vontade de preencher corretamente o perfil, ela não está interessada em encontros. Provavelmente, essas pessoas se inscreveram no Tinder apenas por curiosidade e não têm planos de longo prazo. Você só vai desperdiçar seu precioso tempo com isso.
- Se comunique também por bate-papo por vídeo. As mensagens de texto não são capazes de lhe dar uma imagem objetiva de uma pessoa. Se você quiser conhecer a outra pessoa adequadamente, deverá transferir a comunicação para o bate-papo por vídeo. Como mencionamos acima, o Tinder, assim como a maioria dos outros aplicativos de encontros modernos, já possui um recurso de bate-papo por vídeo integrado. Por isso, use-o. Também podemos recomendar optar por outra solução que é usar bate-papos por vídeo para encontros. Por exemplo, havia um popular chat de vídeo Omegle, que conectava interlocutores aleatórios via vídeo, permitindo conversar sobre diversos assuntos. Seu dono o fechou há pouco tempo, mas se você gosta desse formato, com certeza haverá uma alternativa válida ao Omegle: omeglebrazil.com, OmeTV, Chatspin, Azzar-Bate-papo com vídeo, Camsurf e outros. Cada uma dessas alternativas do Omegle oferece um conjunto original de recursos e capacidades. Portanto, aconselhamos que você analise as diferentes opções e escolha aquela que mais lhe convém.
Uma última dica: não desista!
Milhares de pessoas desistem dos encontros online após o primeiro fracasso. Mas isso é um erro. Apenas poucas pessoas conseguem encontrar sucesso na primeira tentativa de encontrar alguém especial. Continue tentando. Acredite, seus esforços e perseverança serão recompensados!
Se você quiser sucesso em relacionamentos, não se foque apenas no Tinder
O Tinder continua sendo um dos líderes na indústria dos encontros. Em 2021, durante a pandemia e as quarentenas pelo mundo fora, ele obteve mais de US$ 1,6 bilhão de lucro, o que representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O número de usuários ativos chegou a 75 milhões de pessoas. No entanto, já em 2022-2023, estamos vendo um declínio no interesse pelo aplicativo. Além disso, dois terços dos usuários do Tinder hoje são homens. Portanto, para o público masculino, a busca por uma pessoa especial é mais difícil do que pode parecer à primeira vista.
No final, devemos aconselhar a que considere alternativas ao Tinder. Se você gosta de aplicativos de encontros clássicos, confira o Badoo, Bumble, Hinge e outros. Se você prefere comunicação por vídeo, alternativas mais funcionais ao Omegle, como o OmegleBrazil.com, OmeTV e outros, serão adequados
Por fim, também queremos enfatizar algumas coisas que você não se deverá esquecer do namoro offline:
- namore por meio de amigos, conhecidos ou colegas;
- participe de vários eventos e grupos de hobbies;
- se comunique com pessoas na rua, as chamadas conversas informais.
É impossível prever exatamente onde você encontrará o amor da sua vida. Ao se concentrar apenas no Tinder, você estará se limitando a um contexto do qual será muito difícil sair depois. Portanto, experimente diferentes opções, faça experiências, siga em frente, não se concentre nos fracassos e continue procurando. Seu verdadeiro amor está em algum lugar do mundo. Só requer um pouco mais de esforço para encontrá-lo!