A Polícia Federal, em ações distintas realizadas nesta segunda-feira (21/10), prendeu dois passageiros de voos internacionais transportando drogas para a França e Portugal.
Policiais federais, que operam os cães farejadores, prenderam uma passageira, que pretendia embarcar em voo para a Ilha da Madeira, em Portugal, levando, dentro de fundos falsos forjados em sua mala de viagem, 3 kg de cocaína.
Em outra ação, Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC’s), ao fiscalizarem os passageiros que passam pelos pórticos migratórios, perceberam algo anormal sob as vestes de um passageiro e acionaram os policiais federais. Ao passar por busca pessoal, foram encontrados, costurados a uma bermuda, volumes contendo mais de 1 kg de cocaína. O homem foi preso em flagrante.
De janeiro a 21 de outubro de 2024, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos, 494 pessoas, 52% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (325 prisões). Essa quantidade de presos por tráfico de drogas, já supera o total anual de todos os anos anteriores, neste aeroporto.
Esse aumento foi impulsionado pelas prisões de 159 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo (de janeiro a 21 de outubro deste ano).