As equipes da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) iniciaram os estudos para a elaboração dos diagnósticos da criança e do adolescente e da pessoa idosa. A partir desses documentos, são elaborados planos de ações e políticas públicas para o atendimento desse público.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que esse é mais um importante passo na política pública de assistência social. “Esses diagnósticos são fundamentais para guiar as políticas e as ações do poder público voltadas às crianças, adolescentes e idosos”, afirmou.
Para a elaboração dos diagnósticos são realizados diversos encontros com as equipes técnicas e segmentos da sociedade. A ação é auxiliada por uma empresa contratada mediante processo licitatório. A Secretaria já apresentou o diagnóstico socioterritorial do município em 2023.
“Esse diagnóstico apresenta a realidade de cada segmento da sociedade em Penápolis, levantando suas demandas e necessidades. É uma forma de nortear as ações e as políticas públicas que atendam esses públicos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez.
A Secretaria de Desenvolvimento Social já planejou a elaboração de outros dois diagnósticos para o público atendido pela rede. Os estudos serão voltados para as pessoas em situação de rua e para as mulheres vítimas de violência. Junto ao diagnóstico, também é elaborado um plano de ação com a construção de fluxos e protocolos de atendimento.