A população de Penápolis está convidada a prestigiar a inauguração da nova expografia do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”. O evento acontece nesta quarta-feira (23), às 19h30, na sede do Museu, localizada na Praça 9 de Julho, no centro da cidade e faz parte das comemorações do aniversário de 116 anos de Penápolis.
O prédio construído em 1930 abrigou a sede administrativa da Prefeitura de Penápolis até 1996 e passou por ampla revitalização e correção de diversos problemas estruturais, com o cuidado para preservar a construção histórica. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wesley Melles, uma das melhorias foi a instalação de ares condicionados.
“Por ser um prédio antigo e com o forte calor da nossa região, o espaço ficava muito quente durante as visitações. Agora, teremos um ambiente todo climatizado. Além disso, o telhado do prédio foi reformado, com a instalação de rufos e calhas para melhorar o escoamento das águas da chuva”, destacou o secretário.
Segundo a diretora do Museu Histórico, Alessandra Jorge Nadai, a expografia é um conjunto de técnicas para o desenvolvimento de uma exposição. “Para preparar uma exposição, é preciso pensar em toda a sua apresentação, a sequência e disposição das peças, o percurso dos visitantes, elementos informativos, entre outros”, explicou.
“Todo esse trabalho foi formulado pela equipe do Museu Histórico. Pensamos em todos os detalhes para que a população possa conhecer o nosso acervo e a história de Penápolis e região. Ampliamos o espaço de exposição do acervo, trocamos o mobiliário expositivo, criamos uma nova arte visual informativa para o acervo”, afirmou a diretora do Museu.
Cerca de 300 peças serão expostas no Museu, incluindo novos objetos históricos. A equipe da Secult também pensou em uma forma de proteção do acervo, pois as peças retratam todo a história do território de Penápolis, antes mesmo de sua fundação.
“Temos peças com mais de dois mil anos e por isso tivemos que pensar em uma forma de protegê-las da melhor forma possível. Todas essas novidades estarão à disposição dos visitantes a partir desta quarta-feira”, finalizou Alessandra. O Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” funciona de terça a sexta-feira, 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.