Após denúncia, a Polícia Militar Ambiental flagrou ontem (18) uma situação de maus-tratos a animais domésticos em uma residência no bairro Everest, em Presidente Prudente – a cerca de 155 km de Araçatuba, no interior de São Paulo.
De acordo com boletim de ocorrência, no local foi constatado maus-tratos a um cão da raça Yorkshire e um cão da raça Shih tzu, que estavam em local insalubre com muitas fezes e odor de urina, sem alimentação há vários dias e com uma vasilha com água imprópria para o consumo, pois continha muita terra e sujeira.
Os animais estavam com os pelos embolados e longos, há mais de um ano e meio sem banho e vacinas, apáticos, com odor de carniça e não apresentavam sinais de afetividade com a moradora da residência.
Segundo o SBT Interior, a tutora dos cães, uma mulher de 51 anos, declarou não estar prestando nenhuma tipo de cuidado aos cães, sendo lavrado em seu desfavor um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6.000,00 por praticar ato de maus tratos a animais domésticos, com fulcro no disposto do artigo 29 da Resolução SIMA 05/21, incorrendo “in tese” em crime ambiental tipificado no artigo 32 da lei federal 9065/98.
A ocorrência foi apresentada na delegacia de polícia. Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Abrigo Municipal de Animais de Presidente Prudente onde receberam cuidados de médico veterinário. Assim que estiverem em condições serão disponibilizados para adoção.