As principais causas de morte variam no mundo todo, mas algumas delas têm uma coisa em comum: acontecem enquanto a pessoa dorme. Deitar e nunca mais acordar pode ser um pensamento desconcertante, mas morrer durante o sono pode, na verdade, ser uma maneira pacífica de partir. Pessoas morrem em suas camas todas as noites, mas quais são realmente as principais causas? Clique na galeria para descobrir.
Parada cardíaca
A razão mais comum pela qual as pessoas morrem durante o sono é porque o coração para. A parada cardíaca súbita à noite durante o sono (também conhecida como morte súbita) está frequentemente associada a outras condições médicas.
De acordo com um estudo de 2021, 22% das mortes súbitas durante a noite aconteceram entre 22h e 6h. Além disso, o estudo descobriu que mulheres eram mais propensas do que os homens a sofrer isso.
Ataque do coração
O infarto do miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando um vaso sanguíneo que irriga o coração fica obstruído. Isso pode variar desde eventos menores até parada cardíaca e, consequentemente, levar à morte. Ataques cardíacos graves também podem reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro e afetar a respiração, o que pode posteriormente levar à parada respiratória.
Arritmias
Irregularidades nos sinais elétricos do coração afetam as contrações do órgão. Se o coração não bombear o sangue de maneira eficaz, pode causar vários problemas. A fibrilação atrial pode, por exemplo, causar coágulos sanguíneos no coração. Outras arritmias, como a taquicardia ventricular, pode impedir que o corpo receba sangue oxigenado suficiente. Na verdade, as arritmias podem causar parada cardíaca durante o sono.
Insuficiência cardíaca congestiva
A insuficiência cardíaca congestiva é uma condição de longo prazo que afeta a capacidade do coração de bombear sangue. Em casos graves, pode causar parada cardíaca.
A insuficiência cardíaca pode causar acumulação de líquidos nos pulmões e edema periférico (inchaço dos pés e pernas) e, consequentemente, levar à parada respiratória e à morte.
AVC
Um acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando um coágulo sanguíneo chega ao cérebro, causando um bloqueio ou o rompimento de um vaso sanguíneo.
Os derrames podem ter um impacto grave na respiração, no controle muscular, na abertura dos olhos e na consciência, fazendo com que sejam potencialmente fatais quando acontecem durante o sono.
Parada respiratória
Nossos pulmões são responsáveis por inspirar oxigênio e liberar dióxido de carbono. Quando esse mecanismo de troca gasosa fica comprometido, muita coisa pode dar errado.
Pode ocorrer insuficiência respiratória como resultado deste desequilíbrio de gases. Quando os níveis de oxigênio caem e os níveis de dióxido de carbono aumentam, podemos morrer.
A parada respiratória também pode ser causada por uma infinidade de condições, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão, pneumonia e fibrose cística, por citar algumas.
*Fontes: (Verywell Health) (AED Leader) (Newsweek) (Wall Street Journal)