Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de produtos químicos no bairro Vila Industrial, em Sertãozinho (SP), na tarde desta sexta-feira (11). O fogo começou por volta das 13h30, após uma explosão envolvendo um caminhão com produtos químicos. Ao menos 30 pessoas precisaram de atendimento médico, sendo quatro delas em estado grave, de acordo com a prefeitura.
Entre as vítimas, três pessoas sofreram queimaduras e seis foram socorridas por inalação de fumaça tóxica. Os feridos foram encaminhados para a Santa Casa e a UPA de Sertãozinho, além do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP). Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dos internados.
A explosão liberou uma densa fumaça preta, levando as autoridades a evacuar cerca de 50 casas em um raio de seis ruas ao redor da fábrica. No total, mais de 80 pessoas foram retiradas de suas residências, e 38 delas ainda não puderam retornar até este sábado (12). Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio comprometeu estruturas de edificações próximas, exigindo uma análise posterior para garantir a segurança.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram mobilizadas para combater o fogo e evitar que o incêndio se espalhasse para outras áreas. A substância envolvida seria o clorito de sódio, um produto químico altamente tóxico, o que levou à ampliação do perímetro de isolamento.
A empresa responsável pela fábrica está regularizada junto à prefeitura e possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em dia.