Na sexta-feira (18), o Sport Club Corinthians Paulista, a Caixa Econômica Federal, a Arena Itaquera e a Gaviões da Fiel, torcida organizada do clube, firmaram um protocolo de intenções para quitar a dívida de 704 milhões de reais referente à construção da Neo Química Arena. A proposta envolve a mobilização da torcida por meio de uma vaquinha popular.
A campanha tem como objetivo arrecadar entre 500 milhões e 700 milhões de reais nos próximos meses. Segundo Alexandre Domênico, presidente da Gaviões, o sucesso depende da adesão da Fiel Torcida: “Se 5 milhões de torcedores doarem 20 reais por mês, em seis meses conseguimos quitar a dívida. Vai ser algo histórico: a torcida que pagou o estádio do seu time.”
Doações começam em novembro
O lançamento oficial da campanha está previsto para a primeira quinzena de novembro. Será disponibilizada uma plataforma digital e uma chave Pix exclusiva para receber as doações. Vinicius Casconi, diretor jurídico do Corinthians, destacou que os recursos terão controle rigoroso e destinação exclusiva para o pagamento da dívida.
“Ninguém poderá movimentar os valores além da Caixa Econômica. Todo o dinheiro será utilizado apenas para a quitação da Neo Química Arena”, explicou Casconi, reforçando que o clube também analisa outras alternativas de financiamento junto à Caixa.
Caixa pode conceder desconto
Carlos Vieira, presidente da Caixa, informou que o banco pode conceder descontos no valor da dívida caso a arrecadação permita a antecipação do pagamento. “Estamos prontos para negociar e, à medida que houver arrecadação, podemos reduzir o montante final da dívida”, comentou Vieira durante a cerimônia na sede da Caixa, na Avenida Paulista.
Desenvolvimento regional e alerta contra golpes
Durante o evento, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou o impacto social da Neo Química Arena, mencionando que o estádio trouxe melhorias em transporte, mobilidade e geração de empregos em Itaquera. “Hoje, a arena é o segundo ponto turístico mais visitado por pessoas de fora da cidade”, afirmou.
Padilha também alertou sobre golpes, pedindo que os torcedores aguardem o lançamento oficial dos canais de doação em novembro. “Quero reforçar que a campanha não foi lançada ainda com a conta Pix. Então, se chegar um pedido de pagamento de Pix hoje ou até o lançamento oficial [da campanha] pela Gaviões, não vá depositar [o dinheiro] porque esse é um Pix que não existe ainda [e pode ser golpe]”, alertou. “Espere a Gaviões, junto com a Caixa, anunciar uma plataforma específica e qual será a conta para depositar”, orientou o ministro.
União da torcida pode fazer história
Com essa campanha, o Corinthians e a Gaviões da Fiel pretendem criar um marco na história do clube. A iniciativa reforça o sentimento de pertencimento dos torcedores e o protagonismo da Fiel na resolução dos desafios do clube. “Tem clube que tem torcida. E tem a torcida que tem um clube. O Corinthians é isso: a torcida é dona do time e vai resolver esse problema”, concluiu Padilha.