A Prefeitura de Araçatuba (SP) anunciou neste sábado (26) que o prefeito Dilador Borges (PSDB) decretou luto oficial de três dias em memória da ex-prefeita Germínia Dolce Venturolli, que faleceu na sexta-feira (25), aos 93 anos. O decreto será publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município.
Durante o período de luto, a bandeira do município será hasteada a meio mastro em todos os órgãos públicos. Conforme o comunicado, as funções essenciais do governo continuarão operando, embora algumas atividades possam ser ajustadas ou adiadas por respeito à ex-prefeita.
Homenagens à ex-prefeita pioneira
Dona Germínia, como sempre foi chamada pelos eleitores, foi a primeira e única mulher eleita ao cargo de prefeita em Araçatuba. Em toda a história Araçatuba foi comandada por apenas duas mulheres, a Dona Germínia, e também a pecuarista Marilene Magri, que era vice-prefeita e assumiu o comando do executivo após a cassação do então prefeito Jorge Maluly Netto.
Dona Germínia comandou o Executivo Araçatubense por dois mandatos, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Era viúva do também político e professor Sylvio José Venturolli, sendo o casal um dos responsáveis pela retirada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil que passava pelo centro de Araçatuba, onde hoje fica a avenida dos Araçás.
O final da retirada dos trilhos que começou na gestão de Dona Germínia foi concluída na gestão de Domingos Andorfato.
Velório e enterro
O prefeito Dilador Borges lamentou a perda em uma nota publicada em suas redes sociais, destacando o legado deixado por Germínia em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Ele se referiu à ex-prefeita como uma mulher “pioneira e visionária” que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Araçatuba.
“Como primeira prefeita mulher da cidade, ela governou com sabedoria e determinação, deixando marcas importantes em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Neste momento de dor, quero expressar minhas condolências à família e amigos. Que sua memória seja eternizada como uma líder exemplar e uma defensora apaixonada do desenvolvimento de Araçatuba” , publicou Dilador.
O corpo de Germínia está sendo velado neste sábado na Câmara Municipal de Araçatuba. O sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério da Saudade, com a expectativa de homenagens de familiares, amigos e autoridades locais.
Trajetória
Germinia sempre participou ativamente da carreira política de seu marido, Professor Sylvio José Venturoli, que em sua longa trajetória política, exerceu cargos eletivos de vice-prefeito, prefeito de Araçatuba e Deputado Federal, sempre recebendo todos na Chácara Morada do Sol.
Seu grupo político, Coligação da Amizade, escolheu Germínia para candidata a prefeita tendo como vice-prefeito Nelson Pires, na campanha eleitoral de 1.988, onde a principal promessa e meta, era a retirada dos trilhos da NOB, do centro de Araçatuba, uma antiga reivindicação da população de Araçatuba e colocaria fim na divisão territorial, social e econômica da cidade, criando uma plataforma imobiliária e viária para o futuro de Araçatuba, visão que permitiu a chegada de vários empreendimentos para a cidade ao longo dos anos.
Terminou o mandato, com grande apoio popular, mas não era permitida reeleição. Em 1996, Germinia Dolce Venturoli inicia uma nova campanha para a Prefeitura de Araçatuba, tendo como vice-prefeito o advogado e vereador Nilo Ikeda. O principal objetivo deste mandato foi de consolidar as melhorias decorrente da retirada dos trilhos e as melhorias na saúde e educação.
Retirada dos trilhos da antiga NOB do centro da cidade, permitindo um novo cenário urbanístico para a cidade. Surgiu sobre o antigo traçado um complexo viário composto pelas avenidas Waldir Filizola de Moraes, Araças, Mário Covas, Ibirapuera e Waldemar Alves.
Na infraestrutura viária, teve importantes obras decorrentes da retirada dos trilhos, como as Avenidas Waldemar Alves e Ibirapuera. Dinamizou a PRODEAR, tendo como diretor o empresário Hélio Pereira de Souza, com o objetivo de levar asfalto e infraestrutura aos bairros de Araçatuba, uma das grandes reivindicações da população.
Realizações
Entre as principais realizações da gestão de Dona Germínia estão a implantação da Unidade Integrada de Saúde do Bairro São João, melhorando o atendimento médico de toda população da Zona Sul da cidade.
Implantou também a guarda municipal e a Secretaria Segurança Municipal, tendo como secretário o Delegado Anésio Duarte, que realizou um grande trabalho em prol da segurança do município de Araçatuba.
Realizou a construção do Hospital da Mulher (atualmente desativado) durante seu primeiro mandato, mas este passou 10 anos sem qualquer atendimento. Construiu o velório municipal, uma antiga reivindicação da população de Araçatuba.
No ano 2000, também foi inaugurado o pronto-socorro Aida Vanzo Dolce (nome da mãe de Germínia) – o prédio original foi desativado e agora atende em outro local com mesmo nome. Implantou Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de tratamento de 80% dos resíduos do município na época, uma importante conquista para o saneamento básico da cidade.
No turismo, foi a responsável pela criação da Praia Municipal de Araçatuba as margens do rio Tietê, em outubro de 2000. (Fonte: wikipedia)