No domingo, 6 de outubro, Araçatuba (SP) vai definir quem será o novo prefeito, além dos 15 vereadores que comporão a Câmara Municipal. Um total de 145.676 eleitores estão aptos a votar nos 33 locais de votação espalhados pela cidade. A votação se inicia às 8h e vai até as 17h, e a previsão é que o novo prefeito seja anunciado até as 21h, após a apuração dos votos.
Os locais de votação em Araçatuba incluem principalmente escolas, sendo o maior colégio eleitoral o Instituto Educacional Manoel Bento da Cruz, seguido pela Escola Estadual Vítor Antônio Trindade (Industrial). A distribuição das 490 urnas eletrônicas para os locais de votação foi feita na manhã de sábado (5), com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança do processo.
Assim que a votação se encerrar às 17h, a apuração terá início. Doze veículos farão o transporte das urnas até o Cartório Eleitoral, onde as mídias serão inseridas no sistema para a contagem dos votos. Mais de 2 mil mesários estão mobilizados para trabalhar durante as eleições, além de 300 auxiliares nos locais de votação, assegurando o andamento tranquilo do pleito.
Orientações para o eleitor
A Justiça Eleitoral de Araçatuba orienta os eleitores a se prepararem antes de ir às urnas, verificando o local de votação e anotando previamente os números dos candidatos para agilizar o processo na cabine de votação. O chefe do cartório da 11ª Zona Eleitoral, Flávio Stipp Vaz, ressaltou que os eleitores não podem entrar na cabine de votação com aparelhos celulares, pois isso constitui crime de violação de sigilo de voto.
Além disso, no dia da eleição, é permitido ao eleitor manifestar seu apoio a candidatos de forma silenciosa, como usando camisetas, bonés ou botons. No entanto, a boca de urna, ou seja, o pedido explícito de votos, é estritamente proibida. Também não é permitido manter carros adesivados com propaganda eleitoral próximos aos locais de votação. Flávio Stipp Vaz alertou que veículos que desrespeitarem essa regra podem ser guinchados pela Polícia Militar, pois tal prática caracteriza propaganda eleitoral, proibida no dia das eleições.