A APAS Experience, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), reuniu mais de 600 pessoas entre supermercadistas, fornecedores, indústria e autoridades na última quarta-feira, 10, no Espaço Vivere Eventi, em Araçatuba. O encontro, que teve a adesão de aproximadamente 38 expositores, faz parte da série de eventos que percorre o Estado de São Paulo até novembro e visa aproximar ainda mais os players do setor.
O prefeito da cidade, Dilador Borges, marcou presença. “Nos orgulhamos muito de ter em Araçatuba um setor tão pujante, tão forte que é o setor de supermercadista”, comentou.
Erlon Ortega, presidente da APAS, celebrou o crescimento do setor na região. “Hoje, nós temos aqui na feira cerca de 38 empresas, o dobro do ano passado, crescimento de mais de 100%, quando a gente fala em investimentos e patrocínios. Reunimos diversos empresários para fazer negócios, principalmente pequenos e médios aqui da nossa região. Esse é o papel da APAS: conectar o pequeno e média distribuidor e indústria com os empresários regionais”, disse.
Economia
O diretor regional da APAS, Antonio de Vigo, destacou a importância e potência do setor na região. “Os supermercados ligados à regional Araçatuba, que ficam em aproximadamente 51 cidades, empregaram em 2023 mais de 11.800 pessoas. Além disso, faturaram R$ 4,8 bilhões apenas no último ano”, afirmou.
De acordo com o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, a Associação projeta que o setor supermercadista da região terá alta de 6,5% em 2024. “A projeção de crescimento do setor na região de Araçatuba de 6,5% fica acima da média do Estado. Esse aumento está motivado pela expansão da renda, o fomento de outros setores da atividade, desde o agronegócio à indústria. Isso faz com que a renda média da população e a massa salarial da região aumentem e consequentemente, há uma expansão do consumo”, explicou Queiroz.
Responsabilidade Social
A APAS tem parceria com o Prato Cheio, Sesc Mesa Brasil e Amigos do Bem. Após o evento, todos os excedentes dos alimentos expostos na APAS Experience foram arrecadados e destinados a instituições sociais.
Ao total, a arrecadação foi de 336 quilos de alimentos na APAS Experience Araçatuba, que foram direcionados para a AMA (Associação de Amigos do Autista de Araçatuba). Em 2024, a APAS já doou 270 toneladas de alimentos e produtos de higiene. A meta inicial era de 100 toneladas.
“A APAS tem um compromisso sólido com a valorização da cidadania e a promoção da segurança alimentar em nosso Estado. Por isso, vejo a arrecadação de alimentos como um dos pilares fundamentais da nossa atuação”, destacou Vanessa Vasques De Vigo, vice-diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Regional Araçatuba.