O vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) foi preso na manhã desta sexta-feira (6) durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, em sua residência, em Araçatuba (SP). A ação faz parte da Operação Ligações Criminosas, que investiga a infiltração da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) na política local.
A princípio, só havia mandados de busca e apreensão contra o vereador, que foram cumpridos em seu apartamento, na Aipesp (Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo) e em seu gabinete na Câmara Municipal. No entanto, policiais encontraram mais de R$ 20 mil em dinheiro em sua residência e uma arma com a numeração raspada, o que resultou na prisão em flagrante do vereador.
O vereador foi levado ao Plantão Policial, para ser ouvido e, posteriormente, deverá passar por uma audiência de custódia. Os demais presos foram levados ao CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior Dez), onde estão sendo realizadas as oitivas dos investigados na operação deflagrada nesta sexta, com a participação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo) e polícias Civil e Militar.
Ao todo, os agentes estão dando cumprimento a 35 mandados de prisão temporária e a 104 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª e 2ª Varas Criminais da Comarca local, que serão cumpridos em 13 cidades paulistas e em uma do Mato Grosso do Sul.
Durante o cumprimento de um mandato de prisão no bairro Morada dos Nobres, próximo à AMA (Associação dos Amigos do Autista), houve um confronto com a policia e uma pessoa morreu. Ainda não há detalhes desta ocorrência, que está em andamento.