Depois de uma frente fria que fez as temperaturas despencarem, chegando aos 8ºC, a região de Araçatuba deverá viver uma nova onda de calor, que atingirá também outras regiões do País, com até 40ºC nos próximos dias. O mês de setembro, aliás, deve ser marcado por temperaturas acima da média e tempo seco, com chuvas abaixo do normal para o período.
A previsão fez o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitir um alerta de perigo potencial para altas temperaturas, de pelo menos 5ºC acima da média, no período que vai desta segunda-feira (2) até a próxima quinta (4).
O aviso é válido para as regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Itapetininga, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo.
Outras áreas do País também devem sofrer com o calorão nos próximos dias, como o Triângulo Mineiro, Centro-Sul Mato-grossense e Sul Goiano. Veja aqui as demais regiões afetadas: https://alertas2.inmet.gov.br/48315
Em Araçatuba, a previsão é de mínima de 18ºC e máxima de 37ºC nesta terça-feira (3), mas a temperatura segue em elevação na quarta (4), quando devem ser registradas entre 21ºC e 39ºC.
Na quinta (5), sexta (6) e sábado (7), os termômetros vão marcar entre 20ºC e 37ºC. O domingo promete ser um dos dias mais quentes do ano, com mínima de 24ºC e máxima de 40ºC.
Tempo Seco
Além do calor intenso, os próximos dias serão bem secos, o que também levou o InMet a emitir um alerta de grande perigo de incêndios florestais e de risco à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele, cansaço), devido à baixa umidade relativa do ar abaixo de 12% em algumas regiões, incluindo a de Araçatuba.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%.
Confira as regiões com alerta para baixa umidade do ar: https://alertas2.inmet.gov.br/48319
Orientações:
Beba bastante líquido.
Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).