A forte seca que atinge o Brasil impactou diretamente o abastecimento de água em Araçatuba. O Ribeirão Baguaçu, principal manancial de captação da cidade, registrou, na última semana, o menor nível dos últimos três anos. Segundo a GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, o nível do Baguaçu caiu para 35 centímetros, enquanto o valor de segurança operacional é de 70 cm. Esse manancial abastece 50% da população, cerca de 100 mil habitantes.
Mesmo após a chuva registrada na cidade na madrugada desta segunda-feira (16), que acumulou apenas 6 mm, o cenário permanece crítico. O gerente de Operação & Manutenção da GS Inima SAMAR, Lucas Dalri, explicou que o nível do ribeirão vinha se mantendo estável em 50 cm desde agosto, mas a queda acentuada registrada na última semana acendeu um alerta.
Ações preventivas
Apesar do nível crítico, a ETA (Estação de Tratamento de Água) Baguaçu ainda opera com 60% de sua capacidade, sem prejuízos no abastecimento público. Contudo, com a previsão de temperaturas elevadas e ausência de chuvas nos próximos dias, a GS Inima SAMAR já colocou em prática medidas emergenciais. Entre as ações estão a ampliação do uso de mananciais subterrâneos e a instalação de estruturas para captação do “volume morto” do Baguaçu. O objetivo é evitar o desabastecimento nas 76 bairros e 29 condomínios atendidos pela ETA Baguaçu.
“A queda do nível do manancial é uma consequência direta da redução hídrica que estamos enfrentando. No entanto, nossas estruturas de tratamento e distribuição estão preparadas para manter o abastecimento regular, mesmo com a onda de calor intensa”, reforçou Lucas Dalri.
Consumo elevado e consciente
Outro fator que agrava a situação é o aumento no consumo de água pela população. Araçatuba registrou um consumo per capita de 226 litros por dia, um aumento de 6,05% em relação ao ano passado. Esse valor é mais que o dobro do recomendado pela ONU, que indica um consumo de 100 litros por dia por pessoa.
A concessionária pede que a população adote medidas de consumo consciente para evitar desperdícios, como fechar torneiras enquanto escova os dentes, consertar vazamentos e reduzir o tempo de banho. A GS Inima SAMAR também incentiva o uso de caixas d’água e sistemas de reutilização de água, principalmente em residências sem reservação própria.
Orientações para economizar água:
- Fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar a louça.
- Consertar vazamentos em torneiras e tubulações.
- Reutilizar água de lavagem de vegetais para regar plantas.
- Tomar banhos curtos, economizando água no chuveiro.
- Instalar sistemas de captação de água da chuva para fins não potáveis.
A população deve seguir essas práticas para colaborar com o abastecimento e ajudar a cidade a enfrentar essa situação sem maiores prejuízos.