Há 8 anos, um cachorro chamado Caramelo permanece fielmente na porta da Santa Casa de Guariba (SP), aguardando o retorno de sua tutora, que faleceu no hospital após ser internada. Desde então, Caramelo se recusa a deixar o local, apesar das tentativas dos filhos da mulher de levá-lo para casa. Sempre que era levado, o cão escapava e voltava para o hospital, onde hoje é adotado e cuidado por funcionários e pacientes.
Caramelo ganhou o carinho de todos que frequentam a Santa Casa. Funcionários, como a recepcionista Letícia Dante, relatam que o cão se tornou uma presença constante e até ajuda a alertar sobre a chegada de novos pacientes. “A sirene apita lá longe, ele já dá aquele latido para deixar todo mundo alerta”, comenta Letícia. A enfermeira Greice Regassi Falanchim explica que, apesar de ser cuidado por todos, Caramelo é alimentado e tratado fora das dependências do hospital para respeitar as normas sanitárias.
O caso de Caramelo lembra a história do famoso cão Hachiko, que inspirou o filme “Sempre ao Seu Lado”. Assim como Hachiko, Caramelo continua a esperar pela tutora, conquistando fãs e tocando os corações de todos com sua lealdade inabalável.
Jurucé Costa, funcionária pública, define bem o sentimento de todos: “É o nosso mascote do hospital.” Caramelo, com seu jeito simples e amoroso, traz conforto e alegria a quem passa pela Santa Casa de Guariba, mostrando que a lealdade de um cão pode atravessar o tempo.