Aquila Pamplona de Castro, 30 anos, morreu em um incêndio de grandes proporções que atingiu áreas arrendadas da Usina Diana, localizada em Avanhandava (SP), na última sexta-feira (20). O incêndio começou por volta das 13h e se espalhou rapidamente devido aos fortes ventos, chegando perto de um monte de bagaço de cana.
Aquila, que era funcionário terceirizado da empresa Kroma Transporte Rodoviários Ltda, prestadora de serviços para a usina, estava em um trator ajudando a controlar as chamas. Segundo informações iniciais, o trator teria pegado fogo por conta do calor intenso, forçando o trabalhador a sair para procurar abrigo. O corpo de Aquila foi encontrado no sábado (21), a cerca de 1 quilômetro de distância do veículo incendiado e a poucos metros de um caminhão.
A Polícia Civil investiga o caso, e o corpo do trabalhador foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Araçatuba, onde passará por exame necroscópico. A Usina Diana divulgou uma nota afirmando que ofereceu suporte à família da vítima e que está colaborando ativamente com as investigações para apurar as causas do acidente. A empresa também reforçou seu compromisso com a segurança de seus colaboradores.
Após o incêndio, a usina foi evacuada, e equipes da brigada de incêndio, junto com o Corpo de Bombeiros e prefeituras das cidades de Avanhandava, Penápolis, Promissão e Barbosa, conseguiram controlar as chamas ao redor da indústria.