Por Eliane Cabral | Hoje, 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A pergunta que me ocorre é: porque estamos tão doentes? Porque estamos muito enfraquecidos nos cuidados de nós mesmos. Se só buscamos cuidados quando a coisa já está estourada….é porque falhamos muito no cuidado de si. E portanto não honramos nossas dores, e sim, as negligenciamos.
A dor psíquica, a dor emocional precisa ser olhada e nos fazer ter a urgência de procurar ajuda profissional. Não funciona ir ao ortopedista apenas quando o braço já caiu. Sua Saúde Mental não é coisa qualquer.
Você aprendeu a cuidar de si?
Não é sobre não sofrer. É sobre ter (construir) recursos emocionais para atravessar os sofrimentos da vida.
Observe o seu humor e a relação com os seus afetos. Observe as suas relações sociais. Observe a sua disposição para a vida. Observe a sua tristeza. Observe se há funcionalidade na sua vida.
Precisamos nomear nossas emoções. Olhar para elas e lhes dar o devido cuidado. É preciso colocar o que se sente em palavras, é preciso uma rotulação emocional. Somos seres de afetos e precisamos cuidar desses afetos, ou seja, cuidar do que nos afeta.
Entenda: a busca pelo Suicídio é o final de todo um processo de adoecimento. O que leva a pessoa a ato é multifatorial, por isso a importância dos cuidados com a Saúde Mental sempre, a todo tempo.
Buscar ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de responsabilidade e grandeza.
Sua Saúde Mental não é coisa qualquer.
Peça ajuda! Busque ajuda!
🎗️Por uma cultura de cuidados com a Saúde Mental.
🎗️Setembro Amarelo: de Setembro a Setembro.
(*) Eliane Cabral é Psicóloga Clínica, Especialista em Prevenção e Pósvenção em Suicídio, Especialista em Saúde Mental e psicanalista em percurso.