Um incêndio de grandes proporções atingiu o entorno da Usina Aralco, em Santo Antônio do Aracanguá (SP), município localizado a cerca de 40 quilômetros de Araçatuba (SP), na tarde desta quarta-feira (11). A indústria precisou ser evacuada e os funcionários foram dispensados. As labaredas chegaram a oito metros de altura, segundo testemunhas, provocando uma imagem de terror.
O vento fez com que o fogo se propagasse ainda mais rapidamente. As chamas atingiram não só canaviais, mas também áreas de pastagem. Não se sabe o que provocou o incêndio e não há registro de vítimas.
Com medo de explosão, funcionários da Aralco jogaram água sobre os tonéis de etanol armazenados no local que, com a proximidade do fogo, tiveram a temperatura elevada.
Para combater o incêndio, foram acionadas equipes do Corpo de Bombeiros, além de brigadas da própria empresa e de outras usinas da região. A Prefeitura também enviou um caminhão-pipa para ajudar a debelar as chamas.
“A coisa está muito feia lá, está muito perigoso. Levamos um susto quando o vento virou e o fogo veio em nossa direção. Foi uma cena horrível, saímos correndo de lá”, afirmou o diretor da Casa de Agricultura de Santo Antônio do Aracanguá, Everaldo da Silva.
Até as 18h desta quarta-feira, o incêndio não havia sido controlado.