Os candidatos que disputam as eleições 2024 em Araçatuba (SP) participam de um debate promovido pela TV TEM neste sábado (28), a partir das 23h20.
Participam do debate Borella (PSD), Cido Prefeito (PV), Dr. Filipe Fornari (PP) e Zanatta (PL). O posicionamento dos candidatos no estúdio será organizado por ordem alfabética, da esquerda para a direita do mediador Lúcio Ramos.
Foram convidados os candidatos de partidos com representatividade no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Por conta disso, Bruno Pandini (NOVO) não participa do debate.
As regras do debate foram elaboradas pelo Núcleo de Eleições da Globo e serão seguidas pelas afiliadas de todo o país. Elas foram assinadas pelos representantes dos partidos e não permitem ofensas pessoais ou acusações que atinjam a honra e a dignidade dos adversários.
Serão quatro blocos de discussão, durante os quais os candidatos farão perguntas entre si, com o objetivo de se aprofundar no plano de governo de cada um. Haverá dois blocos com perguntas de temas livres e dois blocos com perguntas de temas determinados. O último bloco terá, também, as considerações finais dos candidatos.
A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco foi sorteada em uma reunião com os representantes dos partidos. Quando um candidato for avisado pelo mediador para fazer a pergunta, ele escolherá a quem irá dirigir o questionamento.
Nos blocos de tema determinado, a produção do programa vai escolher 20 temas que serão enviados aos candidatos até uma semana antes do debate. Esses temas estarão em uma urna, no estúdio. Desses, apenas oito serão escolhidos, por sorteio, durante o debate. Cada tema será sorteado uma única vez.
Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos em todos os blocos: 30 segundos para fazer a pergunta; 2 minutos para resposta; 1 minuto e 15 segundos para réplica; e 1 minuto 15 segundos para tréplica. Além disso, cada candidato terá 2 minutos para as considerações finais.
Para controle, um cronômetro marcará, de forma regressiva, o tempo disponível para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Se algum candidato ultrapassar o tempo, o microfone será cortado. Os candidatos não poderão exibir para as câmeras nenhum tipo de documento, panfleto ou texto, ainda que manuscrito.
Direito de resposta
Se um candidato se sentir ofendido ou caluniado, poderá pedir direito de resposta levantando a mão em silêncio. A solicitação será analisada pelos advogados e pela direção editorial da TV TEM.
Caso seja concedido o direito de resposta, o candidato ofendido terá um minuto para a sua defesa.
*Fonte: TV TEM/ g1