A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta até o próximo sábado (14) sobre o risco elevado de incêndios florestais na região de Araçatuba. A cidade enfrentará temperaturas de até 38°C segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com umidade relativa do ar em 20%, aumentando as chances de queimadas.
A situação se agrava pela falta de chuvas na cidade, que já enfrenta semanas de seca. Até o momento, não foi registrado chuva no mês setembro, quando seria esperado 60 mm em média. O bloqueio atmosférico causado pela onda de calor impede a chegada de frentes frias ao interior do Brasil, dificultando a ocorrência de chuvas volumosas e intensificando a crise hídrica.
A condição de clima seco, especialmente à tarde, afeta todo o estado, sendo mais crítica no oeste paulista. Araçatuba e São José do Rio Preto devem registrar temperaturas elevadas, acompanhadas de cidades como Presidente Prudente e Marília, que devem atingir até 39°C. Outras regiões do estado, como Campinas e Bauru, terão máximas próximas de 34°C.
- Chamas atingem 8 metros de altura em incêndio próximo a usina de Aracanguá
- Fogo atinge ‘montanha’ de bagaço de cana em usina de Guararapes; vídeo
- Funcionários de usina morrem ao tentar conter fogo em área de pastagem
O Mapa de Risco, ferramenta utilizada pela Defesa Civil para monitorar queimadas, indica que praticamente todo o território paulista está em alerta máximo. A população deve redobrar os cuidados para evitar novos focos de incêndio, que já somam 10 no estado até o momento, conforme dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Recomendações à população:
- Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça densa, saia imediatamente da área e busque abrigo seguro. Informe o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199)
- Redobre a atenção ao dirigir.
- Evite atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo. Caso seja inevitável, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente.
- Evite se deslocar pelas rodovias e rotas com interdições. Se for necessário, busque rotas alternativas seguras.
- Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais.
- Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas.
- Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo. Faça descarte adequado de seus resíduos.
- Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb.
- Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais.
- Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199.