Araçatuba e algumas regiões do Brasil enfrentam a sétima onda de calor do ano, com temperaturas até 10ºC acima da média para o mês. O tempo permanece seco, sem previsão de chuva para os últimos dias de setembro e os primeiros de outubro, o que eleva o risco de focos de incêndio.
Até esta quinta-feira (26), a previsão do tempo aponta para temperaturas que chegam aos 42ºC, enquanto as mínimas oscilam entre os 23ºC e os 26ºC.
Na sexta (27), os termômetros devem sofrer uma ligeira queda, com máxima de 38ºC, e no sábado, de 35ºC. No domingo (29), o movimento é inverso, novamente de elevação, chegando aos 37ºC, e alcançando os 40ºC já na segunda (30) e terça-feira (31).
Não há previsão de chuva até o dia 8 de outubro, segundo o Instituto Climatempo. Em setembro, até esta terça-feira, 24 de setembro, choveu apenas 2mm, o equivalente a 3% da média esperada para o mês, que é de 66mm.
Primeira semana de outubro
Os primeiros dias de outubro também devem ser abafados e quentes. A primeira semana do mês inicia com mínima de 27ºC e máxima de 40ºC.
O ápice do calor está previsto para o sábado (5), véspera das eleições, e também para o domingo (6), dia do eleitor ir às urnas para escolher os futuros prefeitos, vices e vereadores.
Os dois dias devem registrar máximas de 43ºC, enquanto as mínimas previstas são, respectivamente, de 24ºC, no sábado, e de 29ºC, no domingo.