A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. As ações começaram na segunda-feira (2) e seguirão até o dia 27 de setembro, sendo organizadas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
As atividades são voltadas para usuários dos serviços de saúde, como os CAPS e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de profissionais da área. A programação inclui encontros educativos que abordam temas como os sinais de risco relacionados à tentativa de suicídio, ansiedade e a valorização da vida e dos vínculos sociais. Essas ações são conduzidas por profissionais de saúde mental e parceiros, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do cuidado e do apoio à saúde mental.
Entre as atividades, destacam-se a oficina de cartazes motivacionais promovida pelo grupo Florescer, realizada no CAPS I, e o sarau “Despertando Potencialidades”, que ocorrerá no CAPS Infantil no dia 12 de setembro. No mesmo dia, será realizada no auditório do Siran uma capacitação intitulada “Esperança que transforma. Vida que resiste”, direcionada aos profissionais de Atenção Básica, Urgência e Emergência.
A secretária de Saúde, Carmem Guariente, ressaltou a importância da campanha para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. “O Setembro Amarelo é uma oportunidade de promover ações que valorizam a vida e fortalecem os vínculos sociais. Precisamos estar atentos aos sinais de alerta”, afirmou.