O UniSALESIANO vai investir, aproximadamente, R$ 45 milhões no SUS (Sistema Único de Saúde) de Araçatuba e região, através do Curso de Medicina, que é ligado ao Programa Mais Médicos. O montante deverá ser repassado entre os anos de 2024 a 2029, que corresponde a um ciclo de formação do Curso de Medicina.
Entre os anos de 2018 e 2023, período da formação da primeira turma de Medicina, foram repassados ao SUS cerca de R$ 20 milhões. Atualmente, há por volta de 700 acadêmicos matriculados no curso, ampliando o valor do repasse num período de seis anos.
A solenidade de assinatura do Plano de Contrapartida aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 7 de agosto, com a presença de autoridades e representantes da área da saúde, dentre eles, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura, o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, e o Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto.
Também estiveram presentes o prefeito, Dilador Borges, a Secretária de Saúde, Carmem Guariente, o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, o secretário José Vitoriano de Andrade Filho, e o integrante do conselho administrativo, Fabio Blaya.
O Reitor, Pe. Paulo Fernando Vendrame, destacou a importância do evento para a saúde do município e agradeceu à diretoria da Santa Casa, ao prefeito e à secretária de saúde pela parceria. “Este momento é muito significativo para a nossa presença e também para a saúde do município. A vinda do curso de Medicina para Araçatuba e para o UniSALESIANO é um marco importante”, afirmou.
Por sua vez, o Pró-Reitor Prof. Dr. André Ornellas enfatizou que o investimento está totalmente voltado aos mais necessitados. “Os recursos repassados até o momento já fizeram muita diferença e o montante do repasse nos próximos seis anos terá um impacto ainda mais benéfico para a cidade e região, atendendo aos 40 municípios assistidos pela Santa Casa”, explicou.
PARCERIA
Já o prefeito Dilador Borges ressaltou a eficácia da parceria público-privada, dizendo que sempre acreditou na parceria com o setor privado, e a colaboração com o UniSALESIANO tem sido um sucesso. “Optamos por receber serviços em vez de recursos financeiros, o que é mais rápido e menos oneroso”, disse.
Em sua fala, Petrônio Pereira Lima comentou que a Diretoria da Santa Casa encontrou um apoio significativo no UniSALESIANO para realizar grandes obras dentro do hospital e novos projetos futuros, sempre com a supervisão da Secretaria de Saúde.
José Vitoriano de Andrade Filho destacou que 10% da arrecadação do curso de Medicina são destinados a investimentos na saúde básica do município. “Nos primeiros seis anos, de 2018 a 2023, foram investidos cerca de 20 milhões de reais, sendo divididos quase que igualmente para a Santa Casa e a Secretaria de Saúde. Nos próximos seis anos, serão aproximadamente 45 milhões de reais, dos quais 27 milhões destinados à Santa Casa”, explicou.
TRANSPARÊNCIA
Em relação à melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população do SUS, Fábio Blaya ressaltou que foi possível graças à parceria com a Instituição de Ensino Superior. “Os professores e acadêmicos que atuam na Santa Casa estão sempre atualizados para oferecer o melhor atendimento”, disse.
Para a Secretaria de Saúde de Araçatuba, a parceria trouxe avanços significativos, segundo a secretária, Carmem Guariente. “Temos vários projetos em andamento e sabemos que podemos investir com a certeza da qualidade e transparência”, destacou.
Dr. Antônio Poletto aproveitou o momento para falar sobre o projeto de internacionalização do curso e a formação ética e vocacionada dos alunos. “Estamos em uma Instituição que é uma verdadeira ilha de formação médica de qualidade e honestidade”, afirmou.
E a Pró-Reitora Administrativa, Vanda, destacou a satisfação de ver os projetos sendo realizados. “É muito gratificante ver os projetos concluídos e sendo inaugurados”, completou.
Ainda na ocasião, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, Pró-Reitor de Pastoral, ressaltou a importância de atender à população mais carente. “A parceria tem contribuído para melhorar a saúde do município, atendendo aos mais necessitados, que é um desejo do próprio Cristo”, afirmou.
O Reitor do UniSALESIANO finalizou os discursos destacando que os recursos vêm das mensalidades pagas pelos pais dos acadêmicos. “Temos aqui 700 alunos de Medicina, e esse investimento é um reflexo do crescimento do curso, que garante espaços de formação acadêmica de qualidade e humanizados”, enfatizou, ao concluir que o evento de assinatura do Plano de Contrapartida marca um divisor de águas na saúde de Araçatuba, evidenciando a importância da colaboração entre o setor público e privado para o desenvolvimento e melhoria dos serviços de saúde na região.