A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a população de Araçatuba sobre o risco elevado de incêndios florestais na região devido às condições climáticas adversas. O aviso foi enviado via SMS para os moradores cadastrados no serviço de alertas da Defesa Civil, ressaltando a necessidade de atenção em áreas de vegetação seca. Com a previsão de temperaturas atingindo 37°C e a umidade relativa do ar abaixo dos 20%, a cidade enfrenta dias de calor extremo e baixa umidade, fatores que aumentam significativamente o risco de incêndios.
A onda de calor que atinge Araçatuba começou no sábado (17), quando os termômetros já marcaram 36°C. No domingo (18), a temperatura se manteve elevada, com céu claro e sem chuvas, agravando ainda mais as condições climáticas desfavoráveis. Nesta segunda-feira (19), a previsão é que a temperatura atinja 37°C, com pouca presença de nuvens e uma umidade mínima crítica, de apenas 16%. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse cenário de calor extremo e baixa umidade deverá persistir até quarta-feira (21).
Diante dessas condições, a Defesa Civil recomenda que a população tome cuidados especiais, como evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos e o descarte inadequado de lixo em áreas de vegetação. A Operação SP Sem Fogo, que está em vigor desde junho, intensifica as ações de combate e prevenção a incêndios florestais, principalmente no período mais seco do ano, que vai até outubro.
Especialistas também alertam para os riscos à saúde devido ao calor intenso e à baixa umidade. A população deve se manter hidratada, evitando a prática de exercícios físicos durante os períodos mais quentes do dia, entre 10h e 16h. Além disso, cuidados extras devem ser tomados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. O uso de soro fisiológico nos olhos e no nariz pode ser uma medida preventiva para minimizar os efeitos do ar seco.
A Defesa Civil orienta os moradores de Araçatuba a se cadastrarem no serviço de alertas via SMS para receberem notificações sobre situações de risco. Basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40199. Com o tempo seco e as altas temperaturas, a prevenção e a conscientização da população são essenciais para evitar tragédias e garantir a segurança de todos.
Também receberam a mensagem usuários cadastrados nas seguintes regiões: Capital, Região Metropolitana de SP, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Jose dos Campos, São Jose do Rio Preto e Sorocaba.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo, do Governo de São Paulo, está desde junho na fase vermelha, em que as ações de prevenção e combate a focos de incêndio é intensificada. O reforço nas ações ocorre durante o período mais seco do ano, que vai até outubro. A Operação SP Sem Fogo recomenda para toda a população que sejam adotadas medidas de prevenção contra queimadas e incêndios florestais, tais como:
- Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais;
- Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas;
- Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo;
- Faça descarte adequado de seus resíduos;
- Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb;
- Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais;
- Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199