A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inicia, na próxima segunda-feira (26 de agosto), o período para solicitação de isenção e redução de 50% da taxa de inscrição do Vestibular Unesp 2025. O valor integral da taxa é de R$ 210, e os interessados têm até 1º de setembro (domingo) para fazer a solicitação por meio do site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).
As inscrições para o Vestibular Unesp 2025 ocorrerão de 4 de setembro a 10 de outubro. Ao todo, são oferecidas 6.596 vagas em cursos distribuídos em 24 cidades do estado de São Paulo. A primeira fase do exame está marcada para o dia 15 de novembro, enquanto a segunda fase acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro.
Os pedidos de isenção podem ser feitos por candidatos cadastrados no CadÚNICO, que possuam renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo. Estes candidatos devem preencher o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção. Além disso, também têm direito ao benefício os estudantes que concluíram ou concluirão o ensino médio em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou com bolsa integral em escolas particulares, desde que tenham renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, e residam no estado de São Paulo ou estudem em uma instituição localizada em território paulista.
O resultado das solicitações de isenção será divulgado em 26 de setembro, nos sites da Unesp e da Vunesp. As isenções aprovadas garantirão automaticamente a inscrição no vestibular.
Para quem não se encaixa nos critérios de isenção, a Unesp também oferece a opção de solicitar a redução de 50% do valor da taxa. Esse benefício é destinado a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular, que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo para solicitar a redução também se encerra em 1º de setembro, com o resultado sendo divulgado em 26 de setembro.
Além disso, a Unesp e a Vunesp oferecem uma redução de 75% no valor da taxa para estudantes do último ano do ensino médio público paulista. Neste caso, o período de cadastramento vai de 4 de setembro a 10 de outubro.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) da Unesp destina 50% das vagas de cada curso para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva, 35% das vagas são destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Essas vagas incluem as 934 destinadas exclusivamente ao Vestibular Seriado Paulista (Provão Paulista), voltado para alunos da rede pública.
Os cursos da Unesp estão espalhados em 24 cidades de São Paulo, incluindo Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, São Paulo e Sorocaba. O sistema de cotas tem sido eficaz em garantir a maioria das vagas para alunos provenientes de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.