O GSH Banco de Sangue de Araçatuba emitiu um grave alerta para a carência crítica de sangue dos tipos O+, O- e A-. De acordo com a instituição, os estoques desses tipos sanguíneos estão entre 50% e 75% abaixo do necessário, colocando em risco o atendimento a pacientes que dependem de transfusões, muitas vezes como única esperança de vida.
Atualmente, o banco de sangue possui apenas 549 bolsas do tipo O+, enquanto o ideal seria 915. Para os tipos A- e O-, o estoque conta com apenas 104 bolsas, muito abaixo das 378 necessárias para um período seguro de 30 dias. Essa situação exige uma mobilização urgente da população, segundo o banco de sangue.
O sangue O- é especialmente importante, pois pode ser utilizado em emergências quando não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente, além de ser recomendado para recém-nascidos que necessitam de transfusão. Já o sangue A- é considerado raro, representando apenas 6% da população, o que torna sua doação ainda mais crucial para atender às necessidades específicas.
O vice-presidente médico do Grupo GSH, Dr. Leandro Felipe Figueiredo Dalmazzo, reforçou a necessidade de doações urgentes: “É fundamental que todos se mobilizem para doar, especialmente nos próximos dias, em que os estoques podem se agravar ainda mais. Mesmo quem não sabe seu tipo sanguíneo pode ajudar.”
O banco de sangue, que atende hospitais públicos e privados de Araçatuba e região, informou que o aumento na demanda de transfusões, especialmente para cirurgias complexas, tem consumido uma quantidade significativa de sangue. Para cirurgias cardíacas, por exemplo, são necessárias pelo menos 4 bolsas de concentrado de hemácias por paciente, podendo chegar a 6 bolsas.
A instituição pede que a população compareça ao GSH Banco de Sangue de Araçatuba, localizado na Rua Gaspar de Lemos, 2, Jardim Alvorada, anexo ao Hospital Unimed. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h. O estacionamento é gratuito.
Pré-requisitos para doação de sangue
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Serviço
- GSH Banco de Sangue de Araçatuba
- Endereço: Rua Gaspar de Lemos, 02 – Jd. Alvorada – Anexo ao Hospital Unimed
- Telefones: (18) 3607-3935 | WhatsApp: (18) 99650-4153
- Atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 7h às 16h –estacionamento gratuito.