A professora de Língua Portuguesa Adalberta de Holanda Cavalcante Fortes Martins faleceu nesta quinta-feira (29), em Araçatuba (SP), vítima de câncer. Ela, que tinha 81 anos de idade, estava internada em um hospital particular da cidade, onde também tratava de um problema pulmonar que se agravou nos últimos dias.
Nascida em Alagoas, ela veio para o estado de São Paulo ainda jovem, em busca de tratamento de saúde para o seu pai.
Morou e estudou em Guararapes (SP), mas depois transferiu-se com a família para Palmeira D’Oeste (SP), onde se efetivou como professora e residiu por 15 anos. Tinha formação em Magistério e em Letras.
Mais tarde, mudou-se para Araçatuba, ao receber o convite para lecionar Português no antigo Colégio Nossa Senhora Aparecida. Deu aulas no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Ao aposentar-se, manteve um curso de Português para vestibulares e concursos públicos.
Além das atividades profissionais, professora Adalberta realizou, durante mais de 30 anos, um trabalho solidário na ONG Amor-Exigente, que atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, após perder um filho de 19 anos para as drogas.
O corpo da professora Adalberta está sendo velado na capela da funerária Cardassi da avenida da Saudade. Seu sepultamento está marcado para as 17h desta quinta-feira (29), no cemitério Jardim da Luz.