A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de registro de candidatura do empresário e ex-prefeito Wilson Carlos Borini (União Brasil) para concorrer ao cargo de prefeito de Birigui (SP). Borini está inelegível por uma condenação de 2015, pelo crime de compra de votos. Cabe recurso à decisão no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
A sentença em primeira instância foi proferida nesta quarta-feira (28) pelo magistrado Lucas Gajardoni Fernandes, ao julgar os pedidos de impugnação apresentados pelo Ministério Público e pelo advogado Cristiano Salmeirão (Avante), candidato a prefeito de Birigui pela Coligação Reconstruindo Birigui, composta pelos partidos Avante e PRD.
Borini está inelegível, segundo o juiz eleitoral, porque foi condenado a pena privativa de liberdade de um ano, 11 meses e 10 dias de reclusão pelo crime eleitoral de compra de votos nas eleições de 2012.
De acordo com a Lei de Inelegibilidade (64/90), os que forem condenados por crimes eleitorais a pena restritiva de liberdade, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, ficam inelegíveis desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena.
No caso de Wilson Carlos Borini, o cumprimento da pena se deu em 10 de abril de 2018, por isso, está inelegível até 10 de abril de 2026.
COMPRA DE VOTOS
O caso que culminou na condenação de Borini por crime eleitoral ocorreu em 2012. Na época, o dentista Pedro Bernabé concorria à Prefeitura e acabou sendo eleito com o apoio do empresário e ex-prefeito.
No entanto, segundo a Justiça, antes das eleições, Bernabé e Borini articularam uma reunião com candidatos a vereador e, segundo depoimentos de testemunhas, prometeram o pagamento de R$ 50,00 a cada eleitor angariado e mais R$ 70,00, caso o candidato Pedro Bernabé fosse eleito prefeito.
CANDIDATURA
Borini governou Birigui por dois mandatos, de 2005 a 2012. Foi candidato a deputado estadual em 2014 e, em 2016, tentou concorrer à Prefeitura novamente, mas teve a candidatura impugnada.
Em seu lugar, colocou a esposa Geni Albani Borini (in memoriam) para concorrer ao pleito. Na época, Geni ficou em segundo lugar, perdendo para Salmeirão.
Nas eleições 2024, foi aprovado em convenção partidária para concorrer à Prefeitura pela Coligação “Birigui minha paixão!”, composta pelos partidos MDB, PSD e UNIÃO, tendo como vice o empresário Maurício Parizati (PSD).