Um incêndio de grandes proporções atingiu diversas cidades na região de Penápolis, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (23). O fogo causou caos e transtornos, obrigando a interdição de trechos importantes, como o que liga Penápolis a Barbosa, onde foi necessário implementar o sistema Pare-siga para controlar o trânsito.
O trecho entre Penápolis e Avanhandava também foi severamente afetado, embora os bombeiros tenham conseguido controlar as chamas, a fumaça continua a prejudicar a visibilidade e a qualidade do ar. A situação é crítica, com o cheiro de fumaça se espalhando por toda a região, incluindo cidades mais distantes, como Araçatuba.
Ainda não se sabe como o fogo começou, mas imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que plantações de cana-de-açúcar foram tomadas pelas chamas, intensificando a situação. De acordo com as autoridades, não há registro de vítimas até o momento, mas o impacto do incêndio é evidente. Internautas compartilham fotos e vídeos que revelam o cenário de destruição e a dificuldade de respirar devido à densa cortina de fumaça que tomou conta das cidades. Em muitos locais, o dia virou noite por conta da espessa fumaça.
Na Ponte do Rio Tietê localizada na rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), em Barbosa, o cenário é desolador, com fumaça cobrindo toda a extensão e dificultando ainda mais o tráfego. Por todos os lados, seja em direção a Avanhandava, Penápolis, Barbosa ou Promissão, a paisagem é dominada por uma camada espessa de fumaça.
A situação se agrava devido à seca severa que o estado de São Paulo enfrenta. No início da semana, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil estadual emitiu um alerta sobre as temperaturas altas e a escassez de chuvas, que aumentariam o risco de incêndios em áreas rurais.
Com temperaturas chegando a 37°C e umidade relativa do ar abaixo dos 20%, a situação é crítica em várias regiões, como Araçatuba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Assis, Dracena, Jales, São José do Rio Preto e Barretos. Segundo a Defesa Civil, o risco de incêndio na região de Araçatuba continuará em nível emergencial até o sábado (24). Além disso, o alerta permanece para os dias 27 e 28 de agosto, quando a situação crítica deve voltar.
As equipes de bombeiros continuam atuando incansavelmente no combate às chamas, mas o trabalho é desafiador devido às condições climáticas e à vasta área atingida. Enquanto isso, as autoridades pedem que a população evite transitar pelas áreas afetadas e que se mantenha informada sobre possíveis novas interdições.