Um homem de 40 anos foi preso após incendiar um canavial em Pindorama, no interior de São Paulo. O crime ocorreu na tarde de quinta-feira (29), e além da plantação de cana-de-açúcar, uma área de vegetação nativa também foi atingida pelas chamas. Na sexta-feira (30), a Polícia Ambiental aplicou uma multa de R$ 330.150,00 ao homem, com base em três autos de infração ambiental.
O homem foi detido por um vigia que monitorava a plantação. Ao ser capturado, ele estava em posse de um isqueiro e uma caixa de fósforos. No entanto, durante o depoimento na delegacia, apresentou versões contraditórias sobre os fatos, o que não convenceu as autoridades.
Além da multa, o homem terá que realizar a recuperação ecológica da vegetação nativa destruída pelo incêndio. Ele vai responder por crime ambiental e deve ser encaminhado à Cadeia de Catanduva (SP). A polícia também investiga a possível ligação do homem com uma organização criminosa envolvida em outros incêndios que ocorreram recentemente na região.
Com a prisão em Pindorama, sobe para 10 o número de pessoas detidas por incêndios no interior de São Paulo nos últimos dias. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo confirmou as prisões de dois suspeitos em Franca, dois em Batatais, dois em São José do Rio Preto, um em Jales, um em Guaraci, um em Salto, e um em Pindorama.