Um homem identificado pelas iniciais R.S.F.G. foi detido por policiais militares após fazer dois filhos reféns durante abordagem na casa da família, no bairro Santana, em Araçatuba, onde ele estava aparentemente sob efeito de entorpecente e promovendo quebra-quebra.
A PM foi acionada para atender ocorrência de desinteligência familiar em uma residência na rua Paes Leme, onde o filho da solicitante estaria em posse de uma faca quebrando a residência.
Equipes foram ao local e os policiais viram, por cima do portão, o autor bastante alterado em posse de uma garrafa de whisky. Ao ver os policiais, ele começou a xingar dizendo que se eles entrassem em sua casa iria matá-los, e arremessou a garrafa contra eles.
Um dos policiais efetuou um disparo com bala de borracha. O indivíduo se afastou alguns metros e pegou um arco de serra e novamente avançou contra a equipe, sendo necessário o segundo disparo com bala de borracha, que acertou a mão do autor.
Ele largou o arco de serra e correu para os fundos da casa onde tentou pegar um objeto em cima da mesa, no momento em que foi efetuado um terceiro disparo. Em seguida o homem se trancou em um dos quartos da casa armado com uma faca, e fez os dois filhos, crianças, como reféns.
Após um tempo de negociação ele soltou o menino e continuou com a filha. Após mais um período de negociação ele saiu do quarto com a faca abraçado à filha. Depois de um tempo o homem liberou a criança e foi para cima dos policiais dizendo que só sairia do local morto. Eles efetuaram mais um disparo com bala de borracha que atingiu a perna do autor.
Ele caiu e foi imobilizado e algemado, sob tentativa de resistência e agressão aos policiais. O homem foi contido e levado ao pronto-socorro municipal, onde passou por atendimento médico antes de ser levado ao plantão policial. O homem foi autuado por ameaça, resistência e desacato, e acabou sendo liberado após ser ouvido pelo delegado plantonista.