Dois funcionários de uma usina sucroalcooleira em Urupês, interior de São Paulo, morreram carbonizados na tarde de sexta-feira (23) ao tentar combater um incêndio que atingiu a região.
As vítimas, que atuavam como brigadistas na empresa, de 30 e 48 anos, eram moradores das cidades vizinhas de Irapuã e José Bonifácio, respectivamente. Eles estavam em um caminhão tentando apagar as chamas em uma área de pastagem quando o veículo tombou, impossibilitando sua fuga.
O incidente ocorreu em meio a uma onda de queimadas que assola o estado de São Paulo, agravada por condições climáticas extremas, como estiagem prolongada, calor intenso e ventos fortes. Apenas na última quinta (22) e sexta-feira (23), foram registrados 2.316 focos de incêndio no estado, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse número é quase sete vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando ocorreram 352 incidentes.
Além do caso de Urupês, em São José do Rio Preto, outro incidente relacionado às queimadas chamou a atenção. Um homem foi flagrado ateando fogo em uma área próxima ao Parque Ecológico, aumentando ainda mais o risco de incêndios na região.
O noroeste paulista, onde as cidades de Urupês, Irapuã e José Bonifácio estão localizadas, foi uma das áreas mais afetadas pelas queimadas nos últimos dias. O Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 60 ocorrências relacionadas a queimadas em apenas 24 horas, sobrecarregando os serviços de emergência.
Diante da gravidade da situação, o governo estadual criou um gabinete de crise e colocou 30 cidades em alerta, buscando formas de combater os incêndios e minimizar os danos. Mesmo estados da Amazônia Legal, que enfrentam historicamente grandes temporadas de queimadas, ficaram atrás de São Paulo no número de focos de fogo registrados nos últimos dias.
A combinação de tempo seco, altas temperaturas e ventos de pré-frontais contribuiu para a propagação rápida dos incêndios, levando medo e transtornos à população. Autoridades alertam para a necessidade de cuidados redobrados e medidas preventivas para evitar novos focos de incêndio.