A história da AEA (Associação Esportiva Araçatuba) é tema de uma exposição no shopping Praça Nova, a partir desta terça-feira (27), às 19h, no piso superior, próximo à loja Casas Bahia. A entrada é gratuita. A mostra fica aberta até o dia 7 de setembro e receberá o público das 16h às 22h.
Nesta terça, para a solenidade de abertura, é esperada a presença de ex-jogadores do time, que fizeram parte da AEA nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
No local, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na história da associação, fundada em 1972 e que atualmente reúne milhares de torcedores no estádio Adhemar de Barros para os jogos pelo Campeonato Paulista da Série B, ou Bezinha.
Itens históricos
Segundo a organização, essa é a primeira exposição da AEA com artigos históricos que marcaram gerações do time canarinho. Durante a mostra, o público conhecerá camisetas, bolas, pertences pessoais de ex-atletas, fotografias, recortes de jornais e outros itens relacionados à associação.
Além de contar com os itens que contam a história do clube, no local também haverá venda de ingressos para os jogos da AEA.
O presidente da AEA, Rodrigo Francisco da Silva, explica que a decisão de montar a exposição tem como objetivo fazer com que o torcedor canarinho não se esqueça do passado da AEA.
“Se hoje temos um time que brilha em campo é graças às pessoas que já passaram por aqui. Cada um tem uma contribuição especial na história da AEA. Além disso, tenho certeza que cada objeto exposto vai ser especialmente lembrado pelos torcedores mais velhos, e os mais novos vão poder conhecer um pouco mais da nossa história”.
Retomada
Após quatro anos fora dos campos, a AEA retornou em fevereiro de 2024. Atualmente, disputa a semifinal da Bezinha. O próximo jogo será em casa contra o Colorado Caieiras, neste sábado (31), às 15h.
A expectativa da torcida está grande, pois se vencer, além de chegar à final, garante vaga para a Série A 4 em 2025.
O time canarinho tem um histórico bem-sucedido de títulos. Participou por seis anos da série A1 do Campeonato Paulista e levou três títulos da série A2, nos anos de 1973, 1991 e 1994.