Ele chegou e confirmou o que dizia a previsão do tempo para este fim de semana em Araçatuba (SP). Se até agora o frio não tinha dado as caras, agora ele veio com força, derrubando os termômetros, que registraram 8ºC às 6h deste sábado (10). É a menor temperatura registrada no ano, no município, até agora.
O ar gelado chegou após uma chuva que caiu sobre a cidade nessa sexta-feira (9), com volume de 9 milímetros, quantidade que representa 41% da média para o mês no município, que em agosto é de 22 mm. Para os próximos dias, no entanto, não há previsão de chuva, segundo o Instituto Climatempo.
O inverno, até agora, tinha sido bastante ameno em Araçatuba, mas a frente fria vinda do Sul deve persistir até a quinta-feira da semana que vem, só perdendo força a partir da sexta-feira, dia 16 de agosto.
Para este domingo (11), Dia dos Pais, a previsão é de, mais uma vez, a cidade ter mínima de 8ºC, mas com máxima de 24ºC, pouco acima dos 22ºC previstos para esse sábado.
No primeiro dia útil da semana, 12 de agosto, o frio continua, com temperaturas entre os 9ºC e os 25ºC. Na terça-feira (13), os termômetros sobem um pouco, marcando entre 10ºC e 26ºC.
Conforme o Climatempo, a quarta-feira (14) volta a registrar 9ºC nas primeiras horas do dia; em compensação, a máxima pode chegar aos 30ºC.
Na quinta (15), ainda há previsão de frio, com 14ºC na madrugada e manhã. A massa de ar frio perde a força a partir de sexta-feira, quando os termômetros deverão marcar entre 16ºC e 33ºC.
Massa de ar frio
A massa de ar frio chegou primeiro à Região Sul, mas avançou de forma continental e chegou ao Mato Grosso do Sul e ao estado de São Paulo. A região de Araçatuba começou a sentir os efeitos do ar gelado a partir de sexta-feira, mas o recorde de frio foi mesmo no sábado.