Prevista para começar nessa quinta-feira (15), a cobrança de multa por infrações flagradas pelas câmeras de monitoramento instaladas em sete cruzamentos com semáforos, em Araçatuba (SP), foi novamente adiada e não há previsão de quando os motoristas serão efetivamente autuados pelas irregularidades detectadas por estes equipamentos. Confira abaixo os pontos onde as câmeras estão instaladas
O sistema de videomonitoramento instalado nas ruas de Araçatuba está em funcionamento desde o dia 1º de maio deste ano. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana optou, de início, fazer uma campanha de conscientização voltada aos motoristas que, em caso de infrações, recebem uma “notificação educativa” da irregularidade em casa, mas não são multados nem perdem pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
As multas passariam a ser cobradas em junho, depois a cobrança foi adiada para julho e, depois para 15 de agosto. Agora, não há nova previsão para o início das autuações com o pagamento de multa. Vale lembrar que as demais irregularidades cometidas que forem flagradas pelos agentes de trânsito continuam sendo autuadas e cobradas.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, explica que o objetivo das prorrogações para o início da efetiva imposição das multas é possibilitar que o motorista se adapte ao novo sistema de fiscalização.
Ele afirma que o Demtra (Departamento Municipal de Trânsito) vem monitorando os tipos e o número de notificações educativas remetidas aos condutores.
Outra justificativa para o adiamento da cobrança das multas é a implementação de melhorias no sistema de videomonitoramento e no sistema de expedição das notificações, para que as imagens e os vídeos gravados pelo sistema possam ser acessados pelos infratores, por mdio da notificação que irão receber em casa.
“Devido a isso, a Administração Municipal continuará, por prazo indeterminado, a campanha de alerta aos condutores através do envio das notificações educativas, que não geram multas nem perda de pontos na CNH”, reiterou o secretário municipal de Mobilidade Urbana.
Cadeira ressalta que o início das autuações será amplamente divulgado com antecedência pela Prefeitura e somente ocorrerá depois que os locais onde estão instaladas as câmeras de videomonitoramento estiverem sinalizados com placas indicativas de “Fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento”, conforme exige a Resolução CONTRAN nº 909, de 28 de março de 2022.
Detenção de suspeitos
O sistema de videomonitoramento instalado nas ruas de Araçatuba é composto por mais de sessenta câmeras, sendo sete de trânsito, e continua em operação.
Desde a sua implantação, já possibilitou a detenção de dois suspeitos algumas horas depois do cometimento do crime de latrocínio ocorrido na cidade de Penápolis em 20/07/24, quando o veículo roubado das vítimas foi detectado pelas câmeras trafegando pelas ruas de Araçatuba.
Uma das diversas funcionalidades do sistema, conforme explica o secretário de Mobilidade, é a possibilidade da fiscalização de trânsito por meio do videomonitoramento.
Locais:
• Av. João Arruda Brasil x Rua Marcílio Dias
• Av. Araças x Rua Bandeirantes
• Av. Araças x Rua Duque de Caxias
• Av. Pompeu de Toledo x Rua Duque de Caxias
• Av. Brasília x Rua Paulista
• Av. Prestes Maia x Rua Marcílio Dias
• Rua do Fico x Rua Antônio Gomes do Amaral