O acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, no interior de São Paulo, envolveu um ATR-72-500, um modelo de aeronave amplamente utilizado em rotas regionais por sua capacidade de operar em aeroportos com pistas curtas. A aeronave transportava 62 pessoas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.
O ATR-72-500 é um avião turboélice desenvolvido pela empresa franco-italiana ATR (Aerei da Trasporto Regionale ou Avions de Transport Régional). Projetado para voos de curta e média distância, ele é ideal para conectar cidades menores a grandes centros urbanos. O modelo é considerado seguro, sendo utilizado por diversas companhias aéreas ao redor do mundo, incluindo a Voepass Linhas Aéreas.
Este modelo tem capacidade para transportar até 68 passageiros e pode carregar uma carga máxima de 7.500 kg. Sua fuselagem robusta permite que ele opere em condições adversas e em pistas com características que seriam desafiadoras para aeronaves maiores.
O ATR-72-500 atinge uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 518 km/h e possui uma autonomia de voo de até 1.528 km, o que o torna especialmente útil para rotas regionais, onde a eficiência de combustível e a capacidade de decolar e pousar em pistas menores são vantajosas.
Além da Voepass, outras companhias aéreas utilizam o ATR-72-500 em suas rotas regionais no Brasil. Um exemplo é a Azul Linhas Aéreas, que opera o mesmo modelo na rota entre Araçatuba (SP) e o Aeroporto de Viracopos (Campinas, SP). Essa rota é uma das várias no interior do estado onde o ATR-72 é usado.
Investigação do acidente
Após o acidente em Vinhedo, autoridades e especialistas em aviação, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), estão investigando as causas da queda. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por meio do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), já está no local para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.