O partido Novo apresentou nesta segunda-feira (15) o médico infectologista Stélios Fikaris como pré-candidato a vice-prefeito de Araçatuba. Ao lado de Bruno Pandini, pré-candidato a prefeito, ele vai compor uma chapa pura para a disputa do Executivo local nas eleições muncicipia de 6 de outubro.
O anúncio foi feito na indústria LSV Química, empresa de comércio de produtos químicos e peças. A ação foi aberta pelo presidente da comissão provisória do partido no município, Bruno Maluly. Na sequência, Pandini faz a apresentação de Fikaris destacando as qualidades do médico.
“Estou muito satisfeito e confortável em ter o Stélios ao meu lado nesta jornada. Trata-se de um profissional reconhecidamente comprometido com políticas públicas, e que conhece profundamente Araçatuba, seus problemas, soluções e potencial”, disse Pandini.
Fikaris, que até então era pré-candidato a vereador, afirmou que está feliz e confiante na parceria com Bruno. “Estamos (ele e Pandini) perfeitamente alinhados quanto aos ideais e propostas para elevar Araçatuba a um novo patamar de desenvolvimento”, afirmou Fikaris.
Currículo
Nascido em 30 de janeiro 1960, em Araçatuba, Stélios Fikaris é filho de Elias e Eudóxia Fíkaris. Casado com Maria de Lourdes Ribeiro Câmara, médica neurologista, é pai de Isabela Fikaris. Formado em medicina pela USP Ribeirão Preto (1982), especializou-se em infectologia e atua em Araçatuba desde 1986.
Em 1987, foi contratado pela vigilância epidemiológica do Estado, quando houve a primeira epidemia de dengue no estado de São Paulo – o fato ocorreu em Ribeira do Vale, bairro rural de Guararapes, trabalhando contra ela desde então. Atuou também por vários anos no combate à Aids; fez o diagnóstico do primeiro caso de leishmaniose visceral no estado em 1999, atuando contra a doença por todosos anossubsequentes; posteriormente trabalhou no combate à gripe A (H1N1) a partir de 2009 e , nos últimos 4 anos, atuou contra a Covid 19; trabalhou por 29 anos no centrinho (caoe), da FOA e há mais de 20 anos é infectologista do serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH) do hospital Unimed Araçatuba.
Aos 64 anos, sendo 37 de atuação com saúde pública, Stélios Fikaris já disputou eleição para vereador, em Araçatuba, em 1996, pelo PSDB. Está filiado ao Novo desde 2017.