O dono de uma pizzaria e seu vizinho, acusados de matarem um ladrão durante uma tentativa de assalto, foram soltos pela Justiça após uma audiência de custódia realizada na manhã de sábado (27). Os homens haviam sido presos em flagrante na sexta-feira (26/7), após renderem e agredirem o criminoso que invadiu a residência do empresário no bairro Eldorado, na região norte de São José do Rio Preto.
O ladrão, de 35 anos, tentou roubar a casa do empresário junto com dois comparsas. Os outros criminosos conseguiram fugir, mas ele foi cercado pelas vítimas, que iniciaram uma luta corporal. De acordo com testemunhas, a Polícia Militar foi chamada através do número 190, mas, ao chegar ao local, encontrou o criminoso gravemente ferido. A equipe de Resgate foi acionada, mas o ladrão não resistiu e morreu devido aos ferimentos.
Segundo a Polícia Civil, o criminoso sofreu traumatismo craniano e várias lesões, além de sinais de enforcamento. O laudo da perícia confirmou que a causa da morte foi traumatismo craniano e asfixia. O juiz responsável pela audiência de custódia decidiu pela soltura dos acusados, considerando que ambos não possuíam antecedentes criminais e não representavam risco para a continuidade das investigações.
O proprietário da pizzaria, cujo estabelecimento está localizado em uma avenida movimentada do bairro, e seu vizinho moram no andar superior do comércio. A ação dos criminosos foi percebida através do circuito de segurança do local, que permitiu que o vizinho alertasse o empresário sobre a invasão iminente.
Mesmo após a libertação, o caso continua a ser investigado pela Polícia Civil, que apura as circunstâncias exatas do ocorrido.