O Hospital Unimed Araçatuba informou que iniciou procedimento para apuração da morte do menino de cinco anos que havia passado por uma cirurgia para a retirada das amígdalas naquela unidade, no dia 18 de junho. A criança sofreu várias complicações após o procedimento e faleceu nessa quinta-feira (4).
“A direção do Hospital Unimed Araçatuba, ao saber do óbito do paciente, ocorrido na data de 04 de julho no Pronto-Socorro Municipal, iniciou procedimento para apuração do caso e está comprometido em colaborar plenamente para esclarecer o ocorrido a todas as partes envolvidas”, informou a empresa, por meio de nota. (Leia a íntegra abaixo)
O hospital confirmou que o garoto passou por um procedimento cirúrgico de adenoamigdalectomia, no dia 18 de junho, e que, dias após a cirurgia, o paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento da Unimed devido a um episódio de sangramento.
“Durante todos os atendimentos subsequentes, foram realizadas avaliações e exames necessários, incluindo novas intervenções cirúrgicas e transfusão de sangue para restabelecer sua condição”, informou a Unimed, destacando que todos os protocolos e o plano terapêutico estabelecidos pela equipe médica foram rigorosamente seguidos.
Reanimação e óbito
O menino voltou a passar mal e a apresentar hemorrogia nessa quinta-feira (4), quando estava em companhia da avó. Ele sofreu um forte sangramento na boca e nariz, vindo a desfalecer. Desesperada, a avó pediu ajuda aos vizinhos e a Polícia Militar foi ao local para ajudar a socorrer o garoto.
O menino chegou ao pronto-socorro às 12h31, com sangramento abundante na boca e nariz, pupilas dilatadas e os lábios roxos, assim como as extremidades.
O caso chamou a atenção devido à grande movimentação em frente ao PSM, na tarde dessa quinta-feira. No local, havia muitas viaturas da Polícia Militar, o que despertou a curiosidade de moradores que passavam nas imediações.
A equipe que o atendeu iniciou, imediatamente, manobras de reanimação cardiopulmonar, mas o paciente não apresentou resposta ou reação em nenhum momento, sendo declarado o seu óbito.
Exame necroscópico
A princípio, a criança seria levada ao Hospital Unimed Araçatuba, onde foram realizados os procedimentos anteriores. No entanto, os policiais que o socorreram acharam melhor levá-lo ao PSM, que estava mais próximo, devido à gravidade do estado do menino,
Como o óbito ocorreu por causas externas, foi solicitado o encaminhamento ao IML (Instituto Médico Legal), para exame necroscópico. A morte também foi registrada em um boletim de ocorrência.
Confira abaixo a íntegra da nota enviada pelo Hospital Unimed Araçatuba:
“Nota de esclarecimento
O Hospital Unimed Araçatuba esclarece que o paciente pediátrico E.F.S, de 5 anos, passou por um procedimento cirúrgico de adenoamigdalectomia no dia 18 de junho.
Dias após a cirurgia, o paciente foi admitido na Unidade de Pronto Atendimento devido a um episódio de sangramento. Durante todos os atendimentos subsequentes, foram realizadas avaliações e exames necessários, incluindo novas intervenções cirúrgicas e transfusão de sangue para restabelecer sua condição.
Todos os protocolos e o plano terapêutico estabelecidos pela equipe médica foram rigorosamente seguidos.
A direção do Hospital Unimed Araçatuba ao saber do óbito do paciente, ocorrido na data de 04 de julho no Pronto Socorro Municipal, iniciou procedimento para apuração do caso e está comprometido em colaborar plenamente para esclarecer o ocorrido a todas as partes envolvidas.
A direção expressa solidariedade à família e se põe à disposição neste momento delicado.“