Dos cinco pré-candidatos a prefeito de Guararapes (SP), três já marcaram as datas das convenções partidárias para oficializar suas respectivas candidaturas. A Justiça Eleitoral estabelece o prazo de 20 de julho, este sábado, até o dia 5 de agosto, para a realização das convenções.
O primeiro pré-candidato que deve ter o nome referendado é o de Evandro Gonçalves (PL), junto com o da pré-candidata a vice, Pastora Adriana (Republicanos). Os partidos de ambos irão realizar a convenção neste sábado (20), às 16h, no Roma Eventos.
Na sequência, é a vez do ex-prefeito Edenilson de Almeida, o Dedê (PSD), cujo pré-candidato a vice é o vereador Thiago Lazanha (Podemos). Além dos dois partidos, eles terão o apoio do PP e a convenção será realizada no domingo (21), às 10h, na Câmara Municipal.
O prefeito Alex Arruda (MDB), que concorre à reeleição, deve ter o nome oficializado para a corrida eleitoral no dia 28 de julho, às 10h, na Aerg (Associação Esportiva e Recreativa – Clube Nissei). Arruda ainda não confirmou quem será seu vice e terá o apoio, além do MDB, do PRD, União Brasil e Avante.
A empresária Sofia Pardinho (Solidariedade), que também é pré-candidata, disse à reportagem do RP10 que ainda não definiu se irá levar sua candidatura adiante ou se irá apoiar um dos nomes concorrentes ao pleito. Sofia foi candidata a prefeita em 2020 e obteve a segunda maior votação no pleito, com 40,60% dos votos válidos pela Justiça Eleitoral.
Outro nome anunciado como pré-candidato é o do funcionário público municipal Guedes, cujo pré-candidato a vice é o Pastor Thiago, ambos da Rede Sustentabilidade, mas a data da convenção ainda não foi marcada.
Prazo
Os partidos e as federações têm deste sábado, 20 de julho, até 5 de agosto para realizar as suas convenções. Depois de oficializar os nomes de seus candidatos a prefeito, vice e vereador, é necessário registrá-lo na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. A campanha eleitoral começa em 16 de agosto.