O “IV Fórum Regional – Saúde Reprodutiva: Atualizações e Avanços”, que foi promovido pela Liga de Ginecologia e Obstetrícia do Curso de Medicina do UniSALESIANO, reuniu mais de 100 profissionais da saúde de Araçatuba e região. Dentre eles, estavam: Secretários de Saúde, Coordenadores da Atenção Básica, ginecologistas, obstetras, médicos generalistas, enfermeiros e também acadêmicos dos Cursos de Medicina e Enfermagem.
O evento, que aconteceu no dia 25 de julho, no auditório Papa Francisco, contou com a parceria da Bayer e do Departamento Regional de Saúde (DRS-2) de Araçatuba – este último, órgão da Secretaria de Estado da Saúde.
A iniciativa, liderada pela acadêmica de Medicina, Mariah Linhares Delaim, que é Vice-presidente da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, teve o apoio e a participação da docente Lucila Bistaffa de Paula, Articuladora da Saúde da Mulher do DRS-2 e também preceptora da Liga.
“O principal objetivo do Fórum foi capacitar os profissionais de saúde da Atenção Primária (APS) e da rede hospitalar quanto à escolha de métodos contraceptivos, com um enfoque especial nos métodos reversíveis de longa duração (LARC)”, explicou Mariah.
O evento incluiu uma série de palestras ministradas por especialistas da área, como o Dr. Davidson Alvarenga, médico ginecologista do Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto; Dr. José Pedroso Neto, bem como a Lucila. “As palestras abordaram desde as indicações gerais de métodos contraceptivos até discussões específicas sobre a inserção do DIU de cobre e o Mirena”, completou a vice-presidente.
Além das palestras, o Fórum proporcionou uma oficina prática, coordenada pela Dra. Marília Colturato Cleto e pelo profissional Eduardo Bruno Rocha. O público teve a oportunidade de treinar a inserção de DIU em simuladores de pelve, aprimorando suas habilidades práticas sob a orientação de especialistas.
“Foi pensando em um melhor atendimento às mulheres dentro da rede que idealizamos este evento. Capacitar os profissionais de saúde é um passo essencial para assegurar que os direitos reprodutivos sejam respeitados e atendidos”, frisou Mariah.
Ligas acadêmicas
Ainda segundo a acadêmica, foi apresentado aos gestores o impacto financeiro da gestação na adolescência e a discussão de como a ampliação do acesso aos LARCs pode modificar esse cenário.
Ao final da programação, houve a despedida da presidente da liga, Beatriz Benevides, que encerrou sua gestão de forma positiva, e a recepção da nova presidente, Ana Carolina Laranjeira.
O sucesso do evento se deu graças a um sinergismo: o apoio da Instituição, o excelente conteúdo abordado em cada palestras das palestras e a colaboração de todos os envolvidos.
Além de Mariah, integram a Liga as acadêmicas Ana Gambarotto, Ana Carolina Laranjeira, Gabriela Santos, Sarah Marquesin, Carla Zago, Brenda Gomes, Luna Alves, Lana Riemma, Maria Fernanda Honorato, Ana Ghinelli e Andressa Batista.