O Governo de São Paulo está ampliando o investimento para garantir a segurança no campo. Além da atuação das forças de segurança, a intenção é mobilizar municípios, associações e moradores para criar estratégias em áreas rurais que contribuirão para as atividades de segurança no campo.
Os esforços e investimentos promovidos pela atual gestão têm reduzido os principais indicadores criminais nas zonas rurais do estado de São Paulo. Os roubos, por exemplo, caíram 36,7% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, passando de 251 ocorrências para 159. Se analisado somente os roubos de veículos, a queda é de 12,9% (de 85 para 74). Já os furtos de veículos reduziram de 198 para 188 na atual gestão.
Entre janeiro a maio deste ano, foram registrados 3,6 mil furtos. O número é 29,5% menor do que no mesmo período de 2022, quando foram 5,1 mil. Além disso, esse ano a Polícia Civil registrou 29 homicídios, quatro a menos do que nos primeiros cinco meses de 2022.
Além disso, programas como o Agro SP+Seguro e o Rotas Rurais têm colaborado para a atuação das polícias no combate aos criminosos que atuam no meio rural.
Com o objetivo de ampliar ainda mais a segurança no campo, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Agricultura e Abastecimento assinaram, nesta quarta-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, uma resolução estabelecendo procedimentos para executar atividades que vão otimizar as ferramentas de segurança na área rural.
O documento propõe a criação de um grupo de trabalho para estudar e debater estratégias, além de elaborar as ações que vão contribuir para as atividades de segurança.
A intenção é mapear as áreas com maior incidência criminal no estado para propor medidas e ordem de prioridade de ações de segurança pública. Para isso, municípios, entidades e outros órgãos governamentais vão participar das discussões.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou durante o evento que “um conjunto de fatores” adotados pela atual gestão está proporcionando mais segurança nas áreas rurais. “O nosso objetivo é tornar o campo mais seguro, por isso que hoje está saindo essa resolução conjunta entre as secretarias”, disse o governador ao apontar o uso da tecnologia e a ampliação das investigações para coibir os crimes no campo.
Para que isso aconteça de forma estratégica, a SSP se comprometeu a publicar mensalmente as estatísticas dos crimes ocorridos no campo, com indicação dos municípios das ocorrências, para análise e criação de meios de policiamento mais eficientes.
“Agora, nessa parceria, com o investimento em tecnologia, com a Rota Rural, o uso do georreferenciamento e a pronta resposta das forças de segurança estão possibilitando maior segurança aos proprietários. A tendência, cada vez mais, é ampliar a proteção e reduzir os indicadores criminais nas áreas rurais”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
O anúncio também contemplou o aprimoramento do programa Agro SP+Seguro, da Secretaria de Agricultura, e lançou uma cartilha com dicas de segurança para a população do campo.
“Precisamos garantir a segurança da mulher e do homem do campo. Com a inclusão da Secretaria da Agricultura no sistema de informações da Segurança Pública e com o Rotas Rurais, iremos manter a paz no campo”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, Guilherme Piai.