O prefeito de Guararapes (SP), Alex Arruda (MDB), teve a sua candidatura à reeleição confirmada em convenção realizada nesse domingo (28). O engenheiro Eduardo Zanetti (PRD) será o vice. A dupla terá o apoio, ainda, do Avante.
Arruda tem 50 anos e foi eleito vice-prefeito na chapa de Tarek Dargham, em 2016. A dupla se reelegeu em 2020, as Dargham acabou falecendo vítima de Covid-19, em 2021, quando Arruda assumiu a chefia do Executivo guararapense.
Além da candidatura majoritária, com a coligação do MDB, PRD e Avante, a convenção definiu os candidatos a vereador. MDB e PRD terão dez postulantes ao cargo cada um.
Já o Avante não terá chapa para a eleição proporcional.
Guararapes tem, até agora, três candidatos a prefeito. Além de Arruda, o ex-prefeito Edenilson de Almeida, o Dedê (PSD), irá concorrer à Prefeitura com o vereador Thiago Lazanha (Podemos) de vice; assim como o policial militar Evandro Gonçalves (PL), que tem como vice Pastora Adriana (Republicanos).
O funcionário público municipal Guedes, por enquanto, é pré-candidato a prefeito junto com o Pastor Thiago, ambos da Rede Sustentabilidade, cuja convenção está marcada para esta terça-feira (30).
Já a ex-vereadora Sofia Pardinho (Solidariedade) desistiu de sua candidatura a prefeita e decidiu apoiar Dedê nas eleições municipais de 2024. O partido deverá oficializar seu posicionamento na próxima quarta-feira (1º), quando realiza sua convenção.
De outro lado, o União Brasil, que até então iria apoiar Alex Arruda, resolveu lançar candidatura própria, tendo como postulantes o vereador Silvio Arias (prefeito) e Toninho Roberto (vice).