Um menino de cinco anos de idade morreu nessa quinta-feira (4), em Araçatuba (SP), após sofrer complicações de uma cirurgia para a retirada de amigdalas, realizada no Hospital Unimed. O garoto chegou a ser socorrido e levado ao PSM (Pronto-Socorro Municipal) Aida Vanzo Dolce, onde já chegou sem vida.
O caso chamou a atenção devido à grande movimentação em frente ao PSM, na tarde dessa quinta-feira. No local, havia muitas viaturas da Polícia Militar, o que despertou a curiosidade de moradores que passavam nas imediações
O menino chegou ao pronto-socorro às 12h31, com sangramento abundante na boca e nariz, pupilas dilatadas e os lábios roxos, assim como as extremidades.
A equipe que o atendeu iniciou, imediatamente, manobras de reanimação cardiopulmonar, mas o paciente não apresentou resposta ou reação em nenhum momento, sendo declarado o seu óbito.
Outras complicações
Familiares relataram que esta não foi a primeira complicação que o garoto sofreu após a retirada das amígdalas, realizada no dia 18 de junho deste ano. Na ocasião, ele precisou passar por outras reabordagens cirúrgicas e também por transfusão de sangue.
Nessa quinta-feira, 4 de julho, o menino estava com a avó, quando começou a apresentar um forte sangramento na boca e nariz. Ele desfaleceu, ficando desarcodado. A avó pediu ajuda aos vizinhos e a Polícia Militar foi ao local para ajudar a socorrer o garoto.
A princípio, a criança seria levada ao Hospital Unimed Araçatuba, onde foram realizados os procedimentos anteriores. No entanto, os policiais que o socorreram acharam melhor levá-lo ao PSM, que estava mais próximo, devido à gravidade do estado do menino,
Como o óbito ocorreu por causas externas, foi solicitado o encaminhamento ao IML (Instituto Médico Legal), para exame necroscópico. A morte também foi registrada em um boletim de ocorrência.