Com a chegada das férias de julho, o GSH Banco de Sangue de Araçatuba enfrenta uma queda preocupante nos estoques sanguíneos. Durante este período, muitas famílias aproveitam para viajar, resultando em uma diminuição significativa no número de doações.
As condições climáticas do inverno representam um desafio adicional para manter as reservas de sangue. O clima seco nesta época aumenta a incidência de doenças respiratórias, o que pode desencorajar potenciais doadores e torná-los inelegíveis para doação.
Atualmente, os estoques das bolsas de sangue da instituição estão 50% abaixo do nível ideal, um índice considerado crítico. Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta.
O GSH Banco de Sangue de Araçatuba atende a hospitais públicos e privados da região, fornecendo hemocomponentes aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.
Como ajudar:
- Conscientização: Compartilhe esta mensagem com familiares, amigos e colegas para aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue durante todo o ano, especialmente nos períodos críticos como este.
- Doar Sangue: Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Incentivamos todos os cidadãos saudáveis, que estejam aptos para doação, a visitar o Banco de Sangue e fazer sua contribuição.
- “É essencial o apoio da comunidade para equilibrar nossos estoques e assegurar que todos os pacientes em tratamento recebam as transfusões necessárias”, afirma Gilson Cirino, captador do Banco de Sangue de Araçatuba. Ele observa que, durante este período do ano, há um aumento significativo na demanda por transfusões devido aos acidentes de trânsito nas estradas. “Juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas”, ressalta.
Unidade estará fechada no feriado de 9 de julho
O GSH Banco de Sangue de Araçatuba funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. Neste feriado estadual de 9 de julho, terça-feira, a instituição estará fechada, reabrindo em seu horário normal na quarta-feira, na Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada – anexo ao Hospital Unimed.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.